RUGENDAS. (Johann Moritz) HABITANTE DE GOYAS, QUADRO A ÓLEO PINTADO SOBRE MADEIRA.

     
 
 

Recuperar password

Livros disponiveis: 79412

English   
 
   

Clique nas imagens para aumentar.



BATAILLON. (Marcel) ÉRASME ET L'ESPAGNE.

Recherches sur l´histoire spirituelle du XVIe Siécle. [Par]... Ancien Élève de L´École Normale Supérieure. Ancien Membre de L´École des Hautes Études Hispaniques. Maître de Conférence a la Faculté des Lettres d´Alger. Docteur ès Lettres. Librairie E. Droz. Paris. 1937.

De 25,5x17,5 cm. com lix, 903, [i] págs. Encadernação com cantos e lombada em pele, com nervos e ferros a ouro na lombada.

Ilustrado no texto e em extratexto com reproduções de manuscritos e páginas de edições quinhentistas.

Exemplar preserva as capas e a lombada da brochura, enriquecido com dedicatória, em francês, do autor a Luís de Matos na folha de anterrosto e com notas e apontamentos manuscritos a lápis nas margens de algumas folhas deste ilustre historiador do Humanismo.

Contém prefácio, extensa lista de fontes e bibliografia, quatorze capítulos, conclusão, adenda, errata e índice analítico.

Estudo fundamental, de grande riqueza, de um dos maiores hispanistas franceses do século XX, que conserva uma grande actualidade na Europa dos nossos dias. Nele é pormenorizadamente descrita e analisada a influência em Espanha de Erasmo por um lado e do protestantismo por outro e a suas relações com outros movimentos e sentimentos religiosos na Espanha do século XVI, as reacções da Igreja Católica e da Inquisição no ambiente conturbado pelas cada vez mais violentas consequências do movimento protestante.

Desidério Erasmo de Roterdão (Roterdão, 1466 - Basilei, 1536) teólogo e humanista, amigo de Tomás Moro e de Damião de Góis, exerceu uma profunda influência no pensamento teológico do século XVI, através de uma vasta rede de amizades em todos os países da Europa, com quem trocou valiosa correspondência, com a tradução directa do grego do Novo Testamento e com as numerosas obras que escreveu, nomeadamente: Adágios 1500, Manual do Cristão Militante 1503, Elogio da Loucura 1509. Defendeu uma visão mais despojada e ecuménica do catolicismo, mas permanecendo sempre fiel à Igreja Católica.


Temáticas

Referência: 1805PG062
Local: I-15-E-45


Caixa de sugestões
A sua opinião é importante para nós.
Se encontrou um preço incorrecto, um erro ou um problema técnico nesta página, por favor avise-nos.
Caixa de sugestões
 
Multibanco PayPal MasterCard Visa American Express

Serviços

AVALIAÇÕES E COMPRA

ORGANIZAÇÃO DE ARQUIVOS

PESQUISA BIBLIOGRÁFICA

free counters