RUGENDAS. (Johann Moritz) HABITANTE DE GOYAS, QUADRO A ÓLEO PINTADO SOBRE MADEIRA.

     
 
 

Recuperar password

Livros disponiveis: 79468

English   
 
   

Clique nas imagens para aumentar.



BALDAQUE DA SILVA. (António Artur) ESTUDO HISTORICO HYDROGRAPHICO SOBRE A BARRA E O PORTO DE LISBOA. [FAC-SIMILE].

Por… Capitão tenente da armada e engenheiro hydrographo, vogal da comissão das obras do porto de Lisboa, nomeada em 17 de setembro de 1891. Imprensa Nacional. Lisboa. 1893. Administração do Porto de Lisboa. 1990. 

Tomo I [Memória descritiva e objecções técnicas].

De 23x15 cm. com [x], xlvi-133, [i], [ii] págs.

Tomo II. ATLAS. Imprensa Nacional. Lisboa. 1893. Administração do Porto de Lisboa. 1990. 

De 48,5x34 cm. com [iv], xlviii, [ii] págs. Ilustrado com 31 mapas fac-similados, 4 deles desdobráveis. As folhas de guarda desta reedição estão ilustradas com reprodução muito ampliada do mapa Nº 24 - Plano do Rio Tejo e Barra de Lisboa de Franzini, de 1811. 

Encadernações do editor em percalina azul com títulos gravados nas lombadas e pastas anteriores na memória descritiva e com título gravado na pasta anterior do atlas, ilustrada com a reprodução a cores de uma belíssima gravura antiga do Porto de Lisboa. Os dois volumes de fomatos muito diferentes estão acondicionados numa caixa de excelente qualidade com tampa. 

Exemplar Nº 36/514 de um tiragem restrita numerada. 

As 10 folhas preliminares da Memória incluem apresentação de A. Conceição Rodrigues, Presidente do Conselho de Administração do Porto de Lisboa, nota prévia à reedição da obra e nota biográfica do autor pelo Almirante António Egídio de Sousa Leitão. As 2 folhas finais da Memória e do Atlas contêm o colofon e a justificação da tiragem.     

Magnífica e cuidada reedição da obra publicada em 1893, que, segundo afirma o Almirante Sousa Leitão: «tem grande mérito e valor como interpretação da evolução hidrográfica da zona terminal do estuário do Tejo, com especial referência às profundidades no passe da Barra Grande, feita por comparação dos elementos obtidos desde 1497».

Em 1893 a obra foi publicada com autorização do Ministro das Obras Públicas Conselheiro Bernardino Machado. O autor foi ajudado nas pesquisas de mapas históricos por Gabriel Pereira Director da Biblioteca Nacional de Lisboa e beneficiou de informações facultadas pelo Engenheiro, Conselheiro, Adolpho Ferreira de Loureiro, Director das Obras do Porto de Lisboa.

Contém um índice, com comentários explicativos, nas páginas de numeração romana, com a referência bibliográfica das cartas, mapas, planos e perfis hidrográficos recolhidos de obras e de atlas desde o séc. XVI até final do séc. XIX e finaliza com um projecto (levantamento das cotas da barra, localização do thalweg, perfis transversais e plano de construção) do Porto de Lisboa entre a Praça do Comércio e Alcântara apresentado à Comissão de Obras pelo autor.

São transcritos os seguintes textos: partes da conferência pronunciada pelo eng. Mendes Guerreiro, em 3 de Novembro de 1888, na Associação dos Engenheiros Civis Portugueses, portaria de 17 de Setembro de 1891, mapa da quantidade de trabalhos executados nas obras do Porto de Lisboa desse 1887, propostas, memórias, pareceres e apreciações apresentados nas sessões da Comissão pelo autor e por outros membros que a compunham.

Neste importante trabalho sobre as obras do Porto de Lisboa durante o século XIX, que lhe deram grande parte do aspecto actual, o autor defende que tinham que ser feitas alterações ao traçado do muro exterior para impedir modificações profundas e nocivas, do regime do rio na barra de Lisboa.


Temáticas

Referência: 1805PG060

Indisponível





Caixa de sugestões
A sua opinião é importante para nós.
Se encontrou um preço incorrecto, um erro ou um problema técnico nesta página, por favor avise-nos.
Caixa de sugestões
 
Multibanco PayPal MasterCard Visa American Express

Serviços

AVALIAÇÕES E COMPRA

ORGANIZAÇÃO DE ARQUIVOS

PESQUISA BIBLIOGRÁFICA

free counters