RUGENDAS. (Johann Moritz) HABITANTE DE GOYAS. Quadro a óleo pintado sobre madeira.

     
English   
 
   

Clique nas imagens para aumentar.



NO TEMPO DAS FEITORIAS.

A Arte Portuguesa na Época dos Descobrimentos. I Volume. [II Volume] A primeira versão desta exposição foi realizada para o Festival Europália 91 Portugal e apresentada no Museu de Belas-Artes de Antuérpia de 29 de Setembro a 29 de Dezembro de 1991. Patrocínio Exclusivo Fundo VIP. Museu Nacional de Arte Antiga. Instituto Português de Museus. Secretaria de Estado da Cultura. Lisboa. 1992.

2 Volumes de 30x23 cm. Com 369 e 295 págs. Muito Ilustrados. Contém um desdobrável. Brochados.

Catálogo de grande interesse documental e histórico apresentando uma selecção de peças artísticas dos séculos XV e XVI, pertencentes a acervos museológicos nacionais e em que abundam pinturas, esculturas, iluminuras, alfaias de culto, obras de torêutica, tapeçarias e tecidos, cerâmicas de uso e de aparato, azulejos e objectos do quotidiano quinhentista e seiscentista, período marcado pela aventura portuguesa dos Descobrimentos e Expansão.

No primeiro volume apresenta-se um diversificado rol de obras de arte importadas para Portugal do Norte da Europa, Flandres, estados e cidades alemãs, França, Ilhas Britânicas, Espanha, Itália e ainda da África e do Oriente, colocando foco na influência exercida pela presença e estética portuguesa nos trabalhos dos artistas locais.

O segundo volume, inteiramente consagrado à produção artística portuguesa realizada em território nacional, apresenta estudos sobre importantes artistas nacionais e estrangeiros, de que destacamos: Diogo Pires-O-Velho, Nuno Gonçalves, Jorge Afonso, Diogo Pires-O-Novo, Mestre dos Túmulos dos Reis, Gregório Lopes, Jorge Leal, Cristóvão de Figueiredo e Vicente Gil, a título de exemplo.

Para lá do seu conteúdo circunstancial, a obra fornece um retrato fiel do universo artístico, económico, social, político e religioso do período em tratamento, apresentando textos de respeitados académicos nacionais e estrangeiros: São eles: Luís Adão da Fonseca, Maria Helena da Cruz Coelho, Maria Manuela Lucas, John Everaert, Jacques Paviot, Paulo Pereira, Pedro Dias, Ana Goulão, Pedro Ferrão, Maria da Conceição Amaral, Dagoberto Markl, Mariana Mora, Anabela Bento, Rui Carita, Fátima Loureiro, Vítor Serrão, Lurdes Craveiro e Francisco Pato de Macedo.

Referência: 1805JR007
Local: I-29-B-10


Caixa de sugestões
A sua opinião é importante para nós.
Se encontrou um preço incorrecto, um erro ou um problema técnico nesta página, por favor avise-nos.
Caixa de sugestões
 
Multibanco PayPal MasterCard Visa American Express

Serviços

AVALIAÇÕES E COMPRA

ORGANIZAÇÃO DE ARQUIVOS

PESQUISA BIBLIOGRÁFICA

free counters