RUGENDAS. (Johann Moritz) HABITANTE DE GOYAS, QUADRO A ÓLEO PINTADO SOBRE MADEIRA.

     
 
 

Recuperar password

Livros disponiveis: 78926

English   
 
   

Clique nas imagens para aumentar.



TRAGEDIA DO MARQUEZ DE MANTUA.

Do Emperador Carloto Magno, a qual trata, como o Marquez de Mantua andando perdido na caçada achou a Valdivinos ferido de morte; e da justiça, que por sua morte foi feita a D. Carloto filho do Emperador. Interlocutores o Marquez de Mantua, Valdivinos seu sobrinho, hum Pagem, hum Ermitão, dous Embayxadores, chamados Duque amaõ, e o Conde Dom Beltraõ, e o Emperador Carloto, e Ganalaõ, e a Emperatriz, e a May, e Espoza de Valdivinos, e Dom Carloto. EVORA. Com as licenças necessarias, Anno de 1750.

In 4º de 19,8x14,2 cm. Com 24 págs.

Brochado. Ilustrado na folha de rosto com xilogravura representando as personagens da peça, Marquêz de Mântua a cavalo e Valdevinos a pé com uma lança, enquadrados por uma árvore no lado esquerdo e representações do céu e de uma paisagem com pequenos arbustos. Texto impresso a duas colunas, com o título na página 1 e com o pé de imprensa a meio da página 24. 

Exemplar com numeração manuscrita coeva a tinta de 485 a 508.  

Folheto de cordel com raríssima edição desta popular peça de teatro da qual não existem registos de exemplares na Porbase, que regista edições de 1737 a 1789 e várias edições nos séculos XIX e XX. É referida por Inocêncio que regista outra edição de Lisboa, em 1665.  

Obra de grande relevância cultural e etnográfica, que mergulha as suas raízes nos romances da Idade Média e foi tratada por grandes escritores como Lope de Vega. Esta versão, da autoria provável de Baltazar Dias, conheceu uma larga e perene difusão em Portugal e nos países de língua portuguesa, sendo especialmente notável a maneira como é solenemente representada em São Tomé e Príncipe, até aos nossos dias, numa manifestação de cultura popular, designada por «Tchiloli», em que cada um dos personagens é interpretado por membros da mesma família ao longo de várias gerações.    

Inocêncio I, 322-323. VIII, 358.


Temáticas

Referência: 1803PG072
Local: Gravureiro Gav. 7-23


Caixa de sugestões
A sua opinião é importante para nós.
Se encontrou um preço incorrecto, um erro ou um problema técnico nesta página, por favor avise-nos.
Caixa de sugestões
 
Multibanco PayPal MasterCard Visa American Express

Serviços

AVALIAÇÕES E COMPRA

ORGANIZAÇÃO DE ARQUIVOS

PESQUISA BIBLIOGRÁFICA

free counters