RUGENDAS. (Johann Moritz) HABITANTE DE GOYAS. Quadro a óleo pintado sobre madeira.

     
English   
 
   

Clique nas imagens para aumentar.



CRÓNICA DE D. DINIS.

Edição do texto inédito do Cód. Cadaval 965 organizada por Carlos da Silva Tarouca. Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra. Instituto de Estudos Históricos Dr. António de Vasconcelos. Publicação Subsidiada pelo Fundo Sá Pinto. Universidade de Coimbra. MDCCCCXLVII. (1947).

De 24,5x18 cm. com 249, [iii] págs. Ilustrado em extratexto no final do volume com 8 fac-similes de páginas do manuscrito original. Trabalho tipográfico de grande qualidade das oficinas da Companhia Editora do Minho.

Encadernação com a lombada em pele com nervos e ferros a ouro. 

Contém introdução com um estudo que primeiro se debruça sobre o códice 965, que inclui as crónicas dos reis de Portugal até D. Afonso IV e depois, mais atentamente, a crónica de D. Dinis que o autor do estudo vai editar. Esta introdução tem dois apêndices. No primeiro são transcritos trechos das crónicas dos reis comparadas com as suas possíveis fontes e no segundo é transcrito o manuscrito inédito de João Franco Barreto sobre Fernão Lopes e os cronistas medievais. De seguida transcreve com grande rigor o texto da Crónica de D. Dinis tendo em nota os passos da crónica do mesmo rei da autoria de Rui de Pina e um índice onomástico no fim. O editor estabelece várias hipóteses sobre a autoria deste texto da crónica, discutindo as hipóteses de ser um desconhecido, ou o Infante D. Duarte ou Fernão Lopes e defende que Rui de Pina se serviu dele para escrever a sua crónica modernizando e embelezando o texto.

Edição e estudo muito importantes para a resolução de uma das questões mais complexas da historiografia portuguesa.

Referência: 1802PG059
Local: I-36-E-2


Caixa de sugestões
A sua opinião é importante para nós.
Se encontrou um preço incorrecto, um erro ou um problema técnico nesta página, por favor avise-nos.
Caixa de sugestões
 
Multibanco PayPal MasterCard Visa American Express

Serviços

AVALIAÇÕES E COMPRA

ORGANIZAÇÃO DE ARQUIVOS

PESQUISA BIBLIOGRÁFICA

free counters