RUGENDAS. (Johann Moritz) HABITANTE DE GOYAS. Quadro a óleo pintado sobre madeira.

     
English   
 
   

Clique nas imagens para aumentar.



GONÇALVES RODRIGUES. (António) O PROTESTANTE LUSITANO.

Estudo biográfico e crítico sobre o Cavaleiro de Oliveira. MDCCII-MDCCLXXXIII [1702-1783]. Separata de Biblos, Vol. XXVI. . Instituto para a Alta Cultura. Coimbra. MCML [1950].

De 24x16 cm. Com xv, 401, [v] págs. Ilustrado em extratexto. Tiragem especial de 121/46 exemplares em papel Leorne. 

Encadernação com a lombada em pele com nervos e ferros a ouro. 

Exemplar com leves sublinhados e algumas notas a lápis no verso da folha de erratas.

Texto da tese de doutoramento em filologia germânica na Universidade de Coimbra, sobre Francisco Xavier de Oliveira, que segundo o autor pretendeu: «coordenar e na medida do possível ampliar, dentro de um critério rigorosamente histórico, o que até agora se sabia da vida e das obras do autor». Contém prefácio, extensa bibliografia comentada, e a transcrição de 23 cartas e 10 outros documentos. 

Pormenorizado e brilhante trabalho de investigação bi-bibliográfica sobre uma das figuras mais marcantes dos chamados estrangeirados, que foram os arautos das ideias iluministas em Portugal.  

Francisco Xavier de Oliveira (Lisboa 1702-Londres 1783) Escritor português que viveu em Viena de Austria, Holanda e Ilglaterra e se converteu ao protestantismo e entrou na Igreja Anglicana. As suas obras escritas em português e francês contêm violentas sátiras e ataques à sociedade aos costumes e á religião em Portugal na sua época, sendo uma das figuras fundadoras da ideia de atraso de Portugal em relação à Europa que iria dominar o pensamento português durante grande parte do tempo até aos nossos dias.  

Referência: 1802PG058
Local: I-36-E-1


Caixa de sugestões
A sua opinião é importante para nós.
Se encontrou um preço incorrecto, um erro ou um problema técnico nesta página, por favor avise-nos.
Caixa de sugestões
 
Multibanco PayPal MasterCard Visa American Express

Serviços

AVALIAÇÕES E COMPRA

ORGANIZAÇÃO DE ARQUIVOS

PESQUISA BIBLIOGRÁFICA

free counters