RUGENDAS. (Johann Moritz) HABITANTE DE GOYAS. Quadro a óleo pintado sobre madeira.

     
English   
 
   

Clique nas imagens para aumentar.



GOMES DE SEQUEIRA. (Francisco) VIDA DO PADRE ANTONIO DE ALMEYDA VILLANOVA,

Chamado vulgarmente o Padre dos Terços, Reformador que foy do methodo de rezar em voz alta o Terço de N. S. em as Igrejas, Oratorios, casas particulares, e diante das Cruzes, e imagens, que estaõ pelas ruas destas Cidades de Lisboa, e pelas mais partes deste Reyno; e do santo exercicio da Via sacra para edificação do Christianismo, Fundador da Irmanmdade da Via sacra, sita na Ermida de N. Senhora do Alecrim, e de outras muytas, ESCRITA Pelo P. FRANCISCO GOMES DE SEQUEYRA, Presbytero do habito de S. Pedro, natural do Arcediagado de Santarem, indignissimo Capellão da mesma Senhora, A QUEM A CONSAGRA, E DEDICA. LISBOA OCCIDENTAL. Na Offic. de MIGUEL RODRIGUES, Impressor do Senhor Patriarca. M. DCC. XXXV. [1735]. Com todas as licenças necessarias.

In 8º de 14,9x9,5 cm. com [xxiv], 406, [ii] págs. Encadernação da época em pergaminho conservando os 4 atilhos com o título escrito à pena na lombada.

As páginas preliminares contêm prólogo ao leitor, aprovações de Fr. Manuel da Epifânia, Fr. João de s. Diogo, Fr. José de Lima e do P. António dos Reis, índice dos capítulos e catálogo das pessoas que deram notícias para esta obra. As páginas finais contêm a protesto do autor em que se conforma com os decretos do Papa Urbano VIII, sobre a declaração das virtudes e da santidade do biografado.  

1ª e única edição, muito rara, da pormenorizada biografia de um Padre que ganhou fama de santidade pela sua vida cristã e pelas suas iniciativas de divulgação de rezar terços em louvor de Nossa Senhora. Terço é a terça parte de um rosário que consiste em rezar em sequência 150 Ave Marias. Esta forma de oração continua a ser muito divulgada nos nossos dias e a merecer a aprovação de todos os Papas. 

Francisco Gomes de Sequeira (Santa Maria de Achete, Santarém 1687 - ?)  foi presbítero secular, muito conhecedor de hebraico, grego, latim, italiano e francês. É autor de uma tradução do latim da obra Luz Moral de Fr. Sabino de Bolonha. 

Barbosa Machado II, 160.  

Inocêncio II, 387.  

Referência: 1802PG057
Local: M-7-E-2


Caixa de sugestões
A sua opinião é importante para nós.
Se encontrou um preço incorrecto, um erro ou um problema técnico nesta página, por favor avise-nos.
Caixa de sugestões
 
Multibanco PayPal MasterCard Visa American Express

Serviços

AVALIAÇÕES E COMPRA

ORGANIZAÇÃO DE ARQUIVOS

PESQUISA BIBLIOGRÁFICA

free counters