RUGENDAS. (Johann Moritz) HABITANTE DE GOYAS, QUADRO A ÓLEO PINTADO SOBRE MADEIRA.

     
English   
 
   

Clique nas imagens para aumentar.



BERNARDES. (Padre Manuel) LUZ, E CALOR,

OBRA ESPIRITUAL PARA OS QUE TRATAM do exercicio de virtudes, e caminho de perfeição, DIVIDIDA EM DUAS PARTES. Na primeira se procura communicar ao entendimento Luz de muitas verdades importantes, por meyo de Doutrinas, Sentenças, Industrias, e Dictames espirituaes. Na segunda se procura communicar à vontade Calor do Amor de Deos. por meyo de Exhortações, Exemplos, Meditações, Coloqyuios, e Jaculatorias. ESCRITA PELO PADRE MANOEL BERNARDES, Da Congregação do Oratorio, Que dedica, e offerece Á SOBERANA, E CLEMENTISSIMA SENHORA de todas as creaturas MARIA SACRATISSIMA Concebida em resplandores de Graça, e incendios de Amor Divino no primeiro instante de seu ser. Quarta impressão. LISBOA, Na Officina Patriarcal de Francisco Luiz Ameno. M. DCC. LVIII. Com todas as licenças necessarias.      

In 8º de 20,2x14,8 cm. com [xvi], 660 págs. Encadernação da época inteira de pele mosqueada com nervos, ferros a ouro e rótulo vermelho na lombada. Cortes das folhas carminados. 

Impressão muito nítida em caracteres redondos e alguns itálicos sobre papel de linho. Texto a duas colunas ornamentado com cabeções, iniciais decoradas e florões de remate xilográficos. 

Exemplar com assinatura de posse coeva rasurada no pé da folha de rosto, com uma segunda assinatura de posse coeva no interior da pasta: De Soror M[aria]nna do Carmo, com uma terceira assinatura de posse de Francisca da Câmara, Noviciado na folha de guarda e com uma etiqueta de biblioteca com cota escrita a lápis na folha de rosto.     

As páginas preliminares contêm dedicatória à Virgem Maria, ao Leitor benévolo, licenças de reimpressão e pormenorizado índice das «Materias de que se trata neste livro...». 

Apesar  de referir na folha de rosto que é 4ª impressão, é realmente a 5ª edição de uma obra publicada pela primeira vez em 1696, ano em que conheceu mais duas edições, sendo depois editada em 1724. Posteriormente foi publicada pelo menos mais 6 vezes. 

O P. Manuel Bernardes (Lisboa, 1644 - 1710) é um dos maiores escritores portugueses de todos os tempos e autor de obras extraordinárias pelo seu número e grande nível literário em que expõe elevados e complexos conceitos de teologia de forma simples clara e rigorosa.

Ref.: Inocêncio V, 374-375 e XVI, 135-36.

Referência: 1801PG006
Local: M-9-C-49


Caixa de sugestões
A sua opinião é importante para nós.
Se encontrou um preço incorrecto, um erro ou um problema técnico nesta página, por favor avise-nos.
Caixa de sugestões
 
Multibanco PayPal MasterCard Visa American Express

Serviços

AVALIAÇÕES E COMPRA

ORGANIZAÇÃO DE ARQUIVOS

PESQUISA BIBLIOGRÁFICA

free counters