RUGENDAS. (Johann Moritz) HABITANTE DE GOYAS. Quadro a óleo pintado sobre madeira.

     
 
   

Clique nas imagens para aumentar.



SEVERIM DE FARIA. (Manuel) NOTICIAS DE PORTUGAL

ESCRITAS POR MANOEL SEVERIM DE FARIA. CHANTRE, E CONEGO DA SE’ DE EVORA. EM QUE SE DECLARAM AS GRANDES COMMODIDADES, QUE TEM para crescer em gente, industria, commercio, riquezas, e forças militares por mar, e terra, as Origens de todos os appelidos, e Armas das Familias Nobres do Reyno, as Moedas, que correraõ nesta Provincia do Tempo dos Romanos atè o presente, e se referem vários Elogios de Principes, e Varoens Illustres Portuguezes. Nesta segunda Impressaõ acrescentadas, PELO PADRE D. JOZÉ BARBOSA CLÉRIGO REGULAR, ACADÉMICO DO Numero da Academia Real. OFFERECIDAS AO MUITO REVERENDO DOUTOR JOZÉ CALDEIRA PRESBITERO Do HABITO DE S. PEDRO, PROTHONOTARIO Apostolico de S. Santidade, Beneficiado na Paroquial Igreja N. Senhora da Purificação no Lugar de Sacavem. LISBOA OCCIDENTAL, NA OFFICINA DE ANTONIO ISIDORO DA FONSECA. Anno. M. DCC. XL. (1740).

In 4º de 29x20 cm. com [24], 466 [aliás 468] págs.

Encadernação da época, inteira de pele, com nervos e rótulo vermelho na lombada, apresentando ferros a ouro por casas fechadas com o raro motivo dos 'castelos com coroa de louros', particularmente utilizados pelos encadernadores portugueses setecentistas de Coimbra.

Ilustrado no texto com gravuras de moedas, em que se utilizaram caracteres redondos muito esmaltados. A folha de rosto é impressa a duas cores.

Belo exemplar, muito limpo, com boas margens, grande sonoridade do papel e com bela impressão sobre sobre papel de linho muito alvo.

Segunda edição de uma obra clássica da história de Portugal. O seu autor foi um importante antiquário e arqueólogo na cidade de Évora. Trata-se de um compêndio histórico.

Contém um elogio a cidade de Évora, um panegírico de João de Barros a D. João III, um tratado genealógico da nobreza portuguesa e do seu armorial, um tratado sobre turismo (dito aqui peregrinação), um tratado sobre numismática portuguesa desde os tempos dos Romanos e dos Reis Godos, (encontrando-se neste uma referência ás moedas cunhadas na Índia no tempo de D. Manuel I, entre as quais uma referência ao famoso e raro Cruzado de Ouro (ou Índio de Ouro), um discuso sobre a fundação de todas as Universidades de Espanha no século XIV, e o principio do estudo das ciências ainda no tempo da Lusitânia (segundo o autor), etc. etc.

Samodães II, 532 (3170); Palha III, 2745; Ameal 2226; Monteverde 564 (5019); P. Matos, 241; B. Machado III, 372.

Inocêncio V, 106 e XVI, 313. “Manuel Severim de Faria, Presbítero, […] Nasceu em Lisboa em 1583, morreu em […] 1655 […] quando contava de idade 72 anos. […] Escreveu Severim de Faria grande número de obras estimáveis em diversos géneros, pela maior parte ilustradoras da historia pátria, cujos títulos podem ver se extensamente na Bibl. Lus. As Noticias de Portugal (n.° 1293), da primeira edição, têm alcançado os seguintes preços, conforme os concorrentes e o estado dos respetivos exemplares: no leilão dos livros de Figueira, 3$000 réis no de Sousa Guimarães, 3$400 réis no de Osorio Cabral, 1$780 réis e no de Silva Tullio, 1$050 réis. No catalogo da livraria Pereira da Silva vem cotado por 3$000 réis. Da segunda edição: no leilão de livros de Gubian, 1$250 réis no de Sousa Guimarães, 2$350 réis no de Innocencio, 830 réis no de Minhava, 1$550 réis no de Fernando Palha (leilão que se realizou anonimo, mas que veio a saber-se constava dos duplicados deste distinto bibliófilo), 1$100 réis e no de Luiz Antonio, 500 réis. Este último exemplar podia considerar-se bom mas quando apareceu em praça, e souberam que o autor destas linhas «Brito Aranha» o desejava para a sua biblioteca, ninguém lançou mais e assim o arrematou. No catálogo da livraria Pereira da Silva tem o preço de 2$500 réis ».

Referência: 1711JC054
Local: M-5-A-11


Caixa de sugestões
A sua opinião é importante para nós.
Se encontrou um preço incorrecto, um erro ou um problema técnico nesta página, por favor avise-nos.
Caixa de sugestões
 
Multibanco PayPal MasterCard Visa American Express

SERVIÇOS

Avaliações e Compra


Organização de Arquivos


Pesquisa Bibliográfica


A SUA ENCOMENDA

Ver

Encomendar


Valor: €0

Temáticas


Índice Geral / All Categories

Livros Raros / Rare Books

free counters