RUGENDAS. (Johann Moritz) HABITANTE DE GOYAS, QUADRO A ÓLEO PINTADO SOBRE MADEIRA.

     
 
 

Recuperar password

Livros disponiveis: 79725

English   
 
   

Clique nas imagens para aumentar.



CARTA RÉGIA [E LEGISLAÇÃO SOBRE O PROCESSO DOS TÁVORAS, 8 FOLHETOS].

LISBOA, na Officina de Miguel Rodrigues, Impressor do Eminentissimo Senhor Cardeal Patriarca. [no fim: Lisboa. 19 de Janeiro de 1759].

Com 4 fólios sem numeração verso do último em branco. O rei D. José I determina o sequestro geral de todos os bems dos jesuítas, a apreensão de todos os documentos que tiverem na sua posse e a concentração em prisão domiciliária nas casas das principais cidades de todos os religiosos da Companhia.  With 4 unnumbered folios, verso of the last one blank. King Joseph I orders the general sequestration of all the goods of the Jesuits, the seizure of all the documents in their possession and the concentration under house arrest in the houses of the main cities of all the religious of the Company.

2 - REPRESENTAÇÃO QUE FEZ O JUIZ DO POVO, E CASA DOS VINTE E QUATRO, Em observancia do Decreto de 9 de Dezembro de 1758. E SENTENÇA, que sobre ella se proferio por Ordem de S. MAGESTADE Fidelissima. [16 de Dezembro de 1758 a 17 de Janeiro de 1759].

4 páginas não numeradas.  4 unnumbered pages.

3 - APPENDIX. SENTENÇA DE DEGRADAÇAM, E RELAXAÇAM, proferida na Mesa das Ordens, contra os réos, que eraõ Commendadores, e Cavalleiros das Ordens Militares. Palácio de Nossa Senhora da Ajuda em Mesa das Ordens Militares 11 de Janeiro de 1759.

Com 6 págs.  With 6 pages.

um fólio em branco.  a blank folio

4 - [SENTENÇA] ACCORDAM OS DO CONSELHO, E DESEMBARGO DE ELREY NOSSO SENHOR, &c. Vistos estes Autos, que na fórma da Ley, e Decretos de sua Magestade se fizeraõ summarios aos RR, Joseph Macarenhas, que foy Duque de Aveiro; D. Leonor de Tavora, que foy Marqueza deste Titulo: [...] Palacio de Nossa Senhora da Ajuda, em Junta de 12 de Janeiro de 1759.

Com 27, [i] págs. Ilustrado com 4 gravuras desdobráveis documentando diversos aspectos da execução dos acusados de atentarem contra a vida de D. José I.  With 27, [i] pp. Illustrated with 4 fold-out engravings documenting several aspects of the execution of those accused of having attempted against the life of King José I.

5 - SENTENÇA DOS INQUISIDORES, ORDINARIO, E DEPUTADOS DA SANTA INQISIÇAÕ, COM A QUAL FOI RELAXADO Á JUSTIÇA SECULAR O REO GABRIEL MALAGRIDA; a qual, e o Acordaõ da Relaçaõ, que se acha nos mesmos autos, he tudo do teor seguinte.

Com 28 págs. Certidão da Sentença de 20 de Setembro de 1761, elaborada em 24 de Setembro de 1761, por Francisco de Magalhães e Brito, escrivão da Correição do Crime da Corte.  With 28 pages. Certificate of the Sentence of 20 September 1761, drawn up on 24 September 1761, by Francisco de Magalhães e Brito, clerk of the Eyre of Court Crime.

6 - FALLA, QUE FEZ O JUIZ DO POVO no dia, em que se suppliciaraõ os Reos que foraõ convencidos do horrivel attentado. FALLA, QUE FEZ O JUIZ DO POVO, passando Sua Magestade com a Familia Real para a Casa de Campo de Salvaterra.

Com 3, [i em br.] págs.  With 3, [i bl.] pp.

7 - SENTENÇA DE EXAUTORAÇAÕ, E DESNATURALIZAÇAÕ, Que proferio a Suprema Junta da Inconfidencia, antes de proceder a Sentença definitiva. RELAÇÃO DAS PESSOAS, QUE FORAÕ DESNATURALIZADAS PELA SENTENÇA ACIMA ESCRITA. [17 Janeiro de 1759].

Com 3, [i em br.] págs.  With 3, [i in bl.] pp.

8 - COPIA DA REPRESENTAÇAÕ, QUE FEZ O JUIZ DO POVO, E CASA DOS VINTE E QUATRO, Assim que se publicou p Edital de 9 de Dezembro de 1758.

Com 1 fólio, verso em branco.  With 1 folio, blank back.

Encadernação inteira de pele com rótulo, nervos e ferros a ouro. Exemplares com alguns defeitos de manuseamento e índicios de terem estado dobrados antes de serem encadernados. O exemplar da certidão da sentença contra Gabriel Malagrida, tem na última página a assinaturas em letra coeva de Francisco de Magalhães e Brito escrivão da Correição do Crime da Corte e Casa da Suplicação.

As gravuras apresentam acentuados desgastes de manuseamento com manchas e rasgões reforçados por tiras de papel coladas em períodos pouco posteriores.

Conjunto de impressos muito raros que integraram a propaganda mandada divulgar pelo Marquês de Pombal para justificar a brutal repressão das principais famílias nobres de Portugal e dos Jesuítas que eram a mais avançada de todas as ordens religiosas da época.

Muito importantes para a história da Companhia de Jesus e do governo do Marquês de Pombal.

Os folhetos, que não estão encadernados por ordem cronológica, contêm a transcrição de documentos publicados entre 9 de Setembro de 1758 e 17 de Janeiro de 1759 relativos à condenação e suplício do Marquês de Aveiro e dos Távoras, assim como dois documentos relativos à perseguição da Companhia de Jesus - o Decreto de 19 de Janeiro de 1759, e a sentença de condenação à morte do Padre da Companhia de Jesus, Gabriel Malagrida, garrotado e queimado por ordem do Marquês de Pombal, em 21 de Setembro de 1761.

 Bound in full leather with label, raised bands and gilt tooling. Copies with some handling defects and signs of having been folded before being bound. The copy of the certificate of the sentence against Gabriel Malagrida has on the last page the signatures in capital letters of Francisco de Magalhães e Brito, clerk of the Eyre of Court Crime and House of Suplication.

The engravings show heavy signs of handling wear with stains and tears reinforced by strips of paper pasted on at shortly later periods.

A set of very rare printed matter that formed part of the propaganda ordered by the Marquis of Pombal to justify the brutal repression of the main noble families of Portugal and the Jesuits who were the most advanced of all the religious orders of the time.

Very important for the history of the Society of Jesus and the government of the Marquis of Pombal.

The pamphlets, which are not bound in chronological order, contain the transcription of documents published between 9 September 1758 and 17 January 1759 relating to the condemnation and torture of the Marquis of Aveiro and the Távoras, as well as two documents relating to the persecution of the Society of Jesus - the Decree of 19 January 1759, and the sentence condemning to death the Father of the Society of Jesus, Gabriel Malagrida, garrotted and burned by order of the Marquis of Pombal on 21 September 1761.


Temáticas

Referência: 1709NM007
Local: M-8-D-52


Caixa de sugestões
A sua opinião é importante para nós.
Se encontrou um preço incorrecto, um erro ou um problema técnico nesta página, por favor avise-nos.
Caixa de sugestões
 
Multibanco PayPal MasterCard Visa American Express

Serviços

AVALIAÇÕES E COMPRA

ORGANIZAÇÃO DE ARQUIVOS

PESQUISA BIBLIOGRÁFICA

free counters