RUGENDAS. (Johann Moritz) HABITANTE DE GOYAS. Quadro a óleo pintado sobre madeira.

     
 
   

Clique nas imagens para aumentar.



AUCTARIUM CHARTULARII UNIVERSTATIS PORTUGALENSIS, VOLUME III (1529-1537).

Comissão Directiva: Dr.ª Alice Estorninho, P.e Doutor António Domingues de Sousa e Costa [e] Prof. Doutor Artur Moreira de Sá. Instituto Nacional de Investigação Científica. Lisboa. 1979.

De 30x23 cm. Com XVI, 464, [xv] págs. Brochado.

Ilustrado em extra-texto, sobre papel couché, reproduzindo a preto e branco vários documentos contidos no Livro II dos «Livros da Universidade de Lisboa de 1526 até 1537».

Exemplar por abrir, apresentando carimbo oleográfico «Oferta, Instituto Nacional de Investigação Científica» sobre a página de rosto.

Com sinais de abrasamento na capa de brochura anterior, e leves danos no topo das páginas V, VI, VII e VIII.

Terceira parte (de três) de uma obra de referência no âmbito da historiografia portuguesa em que se reproduzem na íntegra os dois tomos dos códices designados «Livros da Universidade de Lisboa». Estes manuscritos, que compulsam documentos produzidos entre 1506 e 1537, destacam-se pela sua antiguidade - são os mais antigos deste género em Portugal - possibilitando ao leitor a reconstituição de um dos períodos mais brilhantes da Universidade e, familiarizando-o com questões de natureza pedagógica, administrativa e social.

A leitura atenta das actas, acordos, assentos, termos de exame, entre outros documentos, permite desvelar informações de pendor histórico de grande interesse acerca da Universidade, tais como: quem foram os mestres que nela ensinaram e os alunos que ali se graduaram, a forma como eram cumpridos, ou não, os Estatutos, as provas necessárias para obter grau de doutor ou licença para exercer a profissão de médico, entre outras.

Neste volume transcrevem-se 416 documentos produzidos entre 18 de Outubro de 1529 e 31 de Março de 1537, escrupulosamente organizados em anexo, num índice cronológico, e que elucidam o leitor acerca de questões históricas fundamentais, tais como: o terramoto de 26 de Janeiro de 1531, a transferência da Universidade de Lisboa para Torres Vedras em 1537, a nomeação régia de alguns reitores e doutores, ou ainda, a existência de aulas práticas.

Referência: 1709JR003
Local: I-23-A-22


Caixa de sugestões
A sua opinião é importante para nós.
Se encontrou um preço incorrecto, um erro ou um problema técnico nesta página, por favor avise-nos.
Caixa de sugestões
 
PayPal MasterCard Visa American Express

SERVIÇOS

Avaliações e Compra


Organização de Arquivos


Pesquisa Bibliográfica


A SUA ENCOMENDA

Ver

Encomendar


Valor: €0

Temáticas


Índice Geral / All Categories

Livros Raros / Rare Books

free counters