RUGENDAS. (Johann Moritz) HABITANTE DE GOYAS, QUADRO A ÓLEO PINTADO SOBRE MADEIRA.

     
English   
 
   

Clique nas imagens para aumentar.



NEVES. (Amaro) AZULEJARIA ANTIGA EM AVEIRO.

(Subsídios para o estudo da cerâmica) Edição do autor. Aveiro. 1985.

De 24x17 cm. Com 191 págs. Ilustrado no texto a preto e branco e a cores sobre papel couché. Brochado.

Contributo muito importante para o estudo e valorização do património azulejar, uma das formas de revestimento de superfícies construídas que é uma das mais marcantes características da arte em Portugal desde o Século XV.

Obra dividida em cinco capítulos que abarca a actividade cerâmica na Região de Aveiro desde o Século XV até ao final da Primeira Guerra Mundial, tratando do fabrico, aplicação, motivos estilísticos e técnicas usadas na aplicação das cores.

O autor lamenta as grandes perdas deste valioso património, a decadência dos estudos científicos verificada durante os meados do Século XX e denuncia que mesmo os organismos públicos que o deveriam defender nada faziam.

Amaro Ferreira Neves (Fermentelos, Águeda, 1942 -) cumpriu serviço militar em Angola entre 1964 a 1967, foi professor do ensino secundário e tornou-se posteriormente historiador de arte, coordenou cursos superiores de pós graduação em história e património cultural e fundou associações de defesa e valorização do património da região de Aveiro. Foi provedor da Misericórdia de Aveiro de 1998 a 2004. Publicou numerosas obras e artigos sobre a sua área de estudos.


Temáticas

Referência: 1702PG001
Local: I-82-D-17


Caixa de sugestões
A sua opinião é importante para nós.
Se encontrou um preço incorrecto, um erro ou um problema técnico nesta página, por favor avise-nos.
Caixa de sugestões
 
Multibanco PayPal MasterCard Visa American Express

Serviços

AVALIAÇÕES E COMPRA

ORGANIZAÇÃO DE ARQUIVOS

PESQUISA BIBLIOGRÁFICA

free counters