RUGENDAS. (Johann Moritz) HABITANTE DE GOYAS, QUADRO A ÓLEO PINTADO SOBRE MADEIRA.

     
 
 

Recuperar password

Livros disponiveis: 78925

English   
 
   

Clique nas imagens para aumentar.



EMBAIXADOR FRANCO NOGUEIRA. [1918-1993] TEXTOS EVOCATIVOS.

Organização e prefácio Teresa de Melo Ribeiro, Manuel Vieira da Cruz, Gonçalo de Sampaio e Melo. Livraria Civilização. Porto. 1999.

De 26x19 cm. Com 555 págs. Brochado. Ilustrado no texto.

Impressão de grande qualidade sobre papel couché.

Inclui apresentação dos organizadores, bibliografia de Franco Nogueira, um texto inédito do diplomata: «Diário da chegada ao Japão, 1946» e textos subscritos por 87 autores, que em circunstâncias muito diversas contactaram com o Homem de Estado.

Livro de grande valor para o conhecimento e estudo de uma das personalidades mais em destaque do Estado Novo e da respectiva visão da posição de Portugal no Mundo e mais Além.

É de notar que a obra não se resume a um conjunto de textos de elogio do homenageado com caracter saudosista, o que já seria mesmo assim uma valiosissima fonte histórica, mas inclui textos de personalidades que militaram em campos opostos de Franco Nogueira, como por exemplo o historiador Manuel de Lucena, que elabora uma profundíssima e originalíssima reflexão sobre a questão ultramarina enfrentada por Portugal contra os inimigos da Fé, enquanto o homenageado exercia as funções de Ministro dos Negócios Estrangeiros.

São de destacar os textos que contribuem para esclarecimento de questões de história diplomática e o resumo de grande clareza e rigor que Carlos Bobone faz da visão da história própria de Franco Nogueira.

Alberto Franco Nogueira, (Vila Franca de Xira 1918 – Lisboa 1993) Diplomata de carreira, exerceu as funções de Ministro dos Negócios Estrangeiros entre 1961 e 1969, período durante o qual defendeu com brilhantismo imaginação e tenacidade, num contexto internacional muito hostil, os ideais de um Portugal pluricontinental e multirracial. Na sequência do 25 de Abril foi preso sem culpa formada e posteriormente viveu exilado em Londres até 1981. É autor de uma vasta obra literária, histórica, política e diplomática de grande nível intelectual, com destaque para a fundamental biografia de Salazar, em 6 volumes publicada entre 1977 e 1985 e para a História de Portugal. 1933-1974. Porto 1981.


Temáticas

Referência: 1701PG083
Local: I-110-F-26


Caixa de sugestões
A sua opinião é importante para nós.
Se encontrou um preço incorrecto, um erro ou um problema técnico nesta página, por favor avise-nos.
Caixa de sugestões
 
Multibanco PayPal MasterCard Visa American Express

Serviços

AVALIAÇÕES E COMPRA

ORGANIZAÇÃO DE ARQUIVOS

PESQUISA BIBLIOGRÁFICA

free counters