RUGENDAS. (Johann Moritz) HABITANTE DE GOYAS, QUADRO A ÓLEO PINTADO SOBRE MADEIRA.

     
 
 

Recuperar password

Livros disponiveis: 78925

English   
 
   

Clique nas imagens para aumentar.



PINTO CORREIA. (Armando) TIMOR DE LÉS A LÉS.

Pelo Capitão... República Portuguesa. Ministério das Colónias. Divisão de Publicações e Biblioteca. Agência Geral das Colónias. Ministério das Colónias. Lisboa. MCMXLIV [1944].

De 22x17 cm. com 370 páginas. Encadernação com lombada em pele e corte das folhas pintado de verde à cabeça.

Exemplar com desgaste nas charneiras e coifas, etiqueta de Raúl de Almeida no verso da folha anterior a folha de guarda e leves manchas de oxidação em algumas folhas.

Ilustrado com 27 extratextos e um mapa do território em folha desdobrável.

As ilustrações incluem retrato de corpo inteiro do autor, reproduções de paisagens e edifícios (muitos deles destruídos durante a ocupação Japonesa), fotografias de tipos representativos dos diversos grupos étnicos, incluindo uma fotografia do Régulo D. Aleixo que viria a morrer em combate com os japoneses.

Contributo muito importante para o conhecimento da história e dos costumes das populações de Timor, com grande valor etnográfico, antropológico e linguístico.

Colectânea póstuma de escritos do autor com prefácio de Teófilo Duarte. Está dividida em quatro partes: Um Pouco de história; Impressões da chegada à colónia; Aspectos da vida no interior; No Timor Holandês; e uma conclusão intitulada Aspecto Geral do Timor Português.

Armando Pinto Correia. (Estreito da Câmara de Lobos, Madeira 1897 – Moçambique, 1943) foi oficial do exército e depois seguiu a carreira administrativa. Integrado no CEP, participou em combates na Flandres, foi um dos cadetes de Sidónio Pais e participou no 28 de Maio de 1926. Foi Administrador da circunscrição de Baucau de 1928 a 1934, função em que mostrou as suas brilhantes qualidades e a dedicação à melhoria da vida das populações entregues à sua responsabilidade. Dois dos seus principais colaboradores timorenses, que o autor muito elogiou nas suas obras, são antepassados do Bispo de Dili, D. Ximenes Belo. Posteriormente prestou serviço em Angola e em Moçambique, onde faleceu prematuramente.


Temáticas

Referência: 1701PG038
Local: I-17-F-3

Indisponível





Caixa de sugestões
A sua opinião é importante para nós.
Se encontrou um preço incorrecto, um erro ou um problema técnico nesta página, por favor avise-nos.
Caixa de sugestões
 
Multibanco PayPal MasterCard Visa American Express

Serviços

AVALIAÇÕES E COMPRA

ORGANIZAÇÃO DE ARQUIVOS

PESQUISA BIBLIOGRÁFICA

free counters