RUGENDAS. (Johann Moritz) HABITANTE DE GOYAS. Quadro a óleo pintado sobre madeira.

     
English   
 
   

Clique nas imagens para aumentar.



RIBEIRO DE MACEDO. (Duarte) OBRAS

DO DOUTOR DUARTE RIBEIRO DE MACEDO, Cavaleiro da Ordem de Christo, do Conselho de S. Magestade, e de sua Real Fazenda, Enviado que foy às Cortes de pariz de Madrid, e de Turim. OFFERECIDAS AO ILLUSTRISSIMO, E EXCELENTISSIMO SENHOR D. JOZÉ MIGUEL JOAM DE PORTUGAL, IX. Conde do Vimioso, do Conselho de Sua Magestade, &c. POR MANOEL DA CONCEIÇ,AM. TOMO I [e Tomo II]. LISBOA, na Officina de ANTONIO ISIDORO DA FONSECA. M. DCC. XLIII. [1743]. Com todas as licenças necessárias. Á custa de Manoel da Conceição, livreiro do Eminentissimo Senhor Cardeal Patriarca, e se vendem na sua logea na rua direita do Loreto.

2 Volumes encadernados em 1. In 4º de 21,3x16 cm. Com [xvi], 329, [iii] + [xiv], 357, [iii] págs.

Encadernação da época inteira de pele com lombada um pouco cansada e com danos na coifa superior. Cortes das folhas carminados.

Exemplar com assinatura de posse, em letra coeva, no interior da pasta anterior: Nobrega. 

Primeira edição, já considerada rara por Inocêncio, das obras de um escritor clássico da literatura portuguesa, principalmente pela elevada qualidade literária da «Vida da Imperatriz Teodora» e também uma importante fonte para o estudo da diplomacia portuguesa do período da Restauração da Monarquia.

As páginas preliminares sem numeração do 1º volume contêm a folha de rosto, a dedicatória do editor ao 9º Conde de Vimioso impressa em belos caracteres itálicos, as licenças, uma nota biográfica do autor e o índice das 5 obras incluídas neste volume que são: Relações que fez o autor no tempo que assistiu na Corte de Paris; Discurso político em que se mostra como a França não deveria fazer a paz; Juízo histórico, jurídico e político sobre a paz celebradas entre as Coroas de França e Castela no ano de 1660; Satisfação política a máximas erradas; Panegírico histórico e genealógico da Sereníssima Casa de Nemurs;

As páginas preliminares sem numeração do 2º volume contêm a folha de rosto, a dedicatória do editor a D. Lázaro Leitão Aranha, Principal da Santa Igreja de Lisboa e do Conselho de Sua Magestade impressa em belos caracteres itálicos e uma carta de Ribeiro de Macedo dirigida ao Conde de Soure. As 3 páginas finais sem numeração contêm duas em branco e o índice das 6 obras incluídas neste volume que são: Nascimento e genealogia do Conde Dom Henrique de Portugal; Aristipo ou homem de corte traduzido do francês; Suma Política; Advertencias al Adicionador de la Historia del Padre Juan de Mariana; Vida da Imperatriz Teodora; Discursos Políticos e Obras Métricas.

Duarte Ribeiro de Macedo (Lisboa 1618 – Alicante 1680) Cavaleiro da Ordem de Cristo, Doutor em Direito pela Universidade de Coimbra, do Conselho de D. Pedro II, Desembargador e Conselheiro da Fazenda; Secretário da Embaixada que na regência da rainha D. Luísa foi a França em 1659 e depois Ministro enviado á mesma côrte e à de Espanha. Notável diplomata, escritor, historiador e poeta.

Azevedo e Samodães, 2813.

Monteverde, 4569. 

Inocêncio II, 215.

Referência: 1701PG007
Local: M-5-B-43


Caixa de sugestões
A sua opinião é importante para nós.
Se encontrou um preço incorrecto, um erro ou um problema técnico nesta página, por favor avise-nos.
Caixa de sugestões
 
Multibanco PayPal MasterCard Visa American Express

Serviços

AVALIAÇÕES E COMPRA

ORGANIZAÇÃO DE ARQUIVOS

PESQUISA BIBLIOGRÁFICA

free counters