RUGENDAS. (Johann Moritz) HABITANTE DE GOYAS. Quadro a óleo pintado sobre madeira.

     
English   
 
   

Clique nas imagens para aumentar.



VIEIRA. (Padre António) SERMOENS

DO P. ANTONIO VIEYRA da Companhia de JESU, Prègador de Sua Magestade. UNDECIMA PARTE, OFFERECIDA à Serenissima Rainha da GRÃ BRETANHA. LISBOA, Na Officina de MIGUEL DESLANDES, Impressor de Sua Magestade. M. DC. LXXXXVI. [1696].

In 4º (de 19x16 cm) com [18]-590-23 págs.

Encadernação do século XIX, inteira de pele, com finos ferros a ouro por casas fechadas ao gosto da época.

Exemplar com falta da gravura em anterrosto com as armas reais da Rainha Catarina de Inglaterra, a qual falta normalmente nos exemplares, e apresentando os seguintes ex-libris manuscritos sobre a folha de rosto nomeadamente do século XIX: «D[esembargad]or José Joaquim Poças 2$00»; e da época da publicação: «Letra E Caixa I - Do Con[ven]to de Nossa S[enho]ra dos Remedios de Carmelitas descalças da Ci[da]de de Évora 1697», indicando a posse do Convento das Carmelitas de Évora.

Este volume contém - entre outros -  dois sermões denominados de Santo António e um sermão à Infanta Teresa (nas últimas 24 páginas numeradas, porque 'depois de impresso este tomo, se acrescentou no fim dele').

Existem desta obra/edição - Volume Undecimo - exemplares legais e outros clandestinos. Este exemplar pertence à edição deslandiana legal e não contrafeita.

Para confirmação e confrontação da edição ver a referência bibliográfica de Payan 2012, págs. 336-340. Payan ilustra com imagens os seguintes indícios: duplo S grafado B na folha de rosto; vinheta da Companhia de Jesus na página 205 com um desenho diferente e capitular S na página 323 com desenho fitomórfico.

Inocêncio I, 290: “Parte XI. Offerecida á Senhora Rainha da Grã Bretanha. Lisboa, por Miguel Deslandes 1696. 4.o de XVIII 590. - E no fim mais um sermão do felicissimo nascimento da Infanta, com 23 pag. Este vol. tem uma estampa com o escudo das armas da rainha a quem foi dedicado”.

Referências bibliográficas segundo BNP: « Barbosa Machado 1, 422 não permite identificar de que impr. se trata Inocêncio 1, 290 não permite identificar de que impr. se trata BN Lisboa. Bicentenário Pe. António Vieira 83 Samodães 2, 3516 (p. 743) Morais, J. Ed. clandestinas 460 (2a) Leite, S. Hist. Comp. de Jesus no Brasil 9, 198 (11) não permite identificar de que impr. se trata Borba de Moraes. Bibliogr. Bras. 2, 919-920 não permite identificar de que impr. se trata Payan. Livros clandestinos 396-399 (contrafacção) ».

Sermões impressos neste volume:

I. Sermão de Santa Catarina

II. Sermão de São José

III. Sermão da primeira Sexta-feira de Quaresma

IV. Sermão de Santo António

V. Sermão das Quarenta Horas

VI. Sermão do Evangelista São Lucas

VII. Sermão do Beato Estanislau Koska

VIII. Sermão do Demónio mudo

IX. Sermão doméstico na Véspera da Circuncisão

X. Sermão de Santo António [outro sermão]

XI. Sermão do Bons Anos

XII. Sermão da quinta Dominga da Quaresma

XIII. Sermão da Dores da Sacratíssima Virgem Maria

XIV. Sermão de Acção de graças pelo nascimento do Infante Dom João, quarto filho de Sereníssimo Rei D. Pedro II de Portugal.

XV. Sermão gratulatório a S. Francisco Xavier, pelo nascimento do mesmo Infante.

XV. Sermão do felicíssimo nascimento da Sereníssima Infanta Teresa Francisca Josefa.

Referência: 1701JC007
Local: M-4-C-25


Caixa de sugestões
A sua opinião é importante para nós.
Se encontrou um preço incorrecto, um erro ou um problema técnico nesta página, por favor avise-nos.
Caixa de sugestões
 
Multibanco PayPal MasterCard Visa American Express

Serviços

AVALIAÇÕES E COMPRA

ORGANIZAÇÃO DE ARQUIVOS

PESQUISA BIBLIOGRÁFICA

free counters