RUGENDAS. (Johann Moritz) HABITANTE DE GOYAS, QUADRO A ÓLEO PINTADO SOBRE MADEIRA.

     
English   
 
   

Clique nas imagens para aumentar.



SOUZA PERES. (P. Manuel) MEMÓRIAS DO «28 DE MAIO»

Cartas ao Historiador Rodrigues Cavalheiro. Companhia Nacional Editora. Lisboa. 1968.

De 23x16 cm. Com 220, [i] págs. Brochado. Ilustrado em extratexto sobre papel couché com retrato do Marechal Gomes da Costa. Exemplar com manchas de acidez nas capas de brochura e carimbo oleográfico de posse na folha de rosto.

Importante fonte para o estudo dos primeiros dois meses da Ditadura Militar e para as relações Estado Igreja na transição da República para o novo regime.

Conjunto de cartas remetidas a Rodrigues Cavalheiro em 1963, ano em que se prefaziam 150 anos do nascimento de Gomes da Costa, personagem de quem o autor era amigo e por quem demonstra grande veneração ao mesmo tempo que mostra distanciamento e incompreensão pela atitude do Dr. Manuel Rodrigues, júnior.

Nelas descreve como foi encarregue pelo Administrador do Patriarcado de Lisboa de dar parecer e influir na redacção do articulado de um decreto lei mais favorável à Igreja.

Manuel de Sousa Peres (1890-) Sacerdote. Acompanhou O Marechal Gomes da Costa desde o golpe de Estado do 28 de Maio de 1926 até 9 de Julho do mesmo ano, data em que Gomes da Costa foi obrigado a renunciar ao poder e a seguir para o desterro na Madeira, sendo substituído por Sinel de Cordes.

Manuel Rodrigues, júnior (Bemposta 1889-1946) Exerceu as funções de Ministro da Justiça e viria a acumular interinamente as funções de Ministro das Finanças (em 17 de Dezembro de 1926, de 28 de Novembro a 19 de Dezembro de 1927 e de 23 de Fevereiro a 7 de Abril de 1928). Foi responsável por uma extensa e complexa reforma legislativa, que se traduziu, entre outras medidas relevantes, na reorganização do Conselho Superior Judiciário, na reforma do Processo Civil, no reconhecimento da personalidade jurídica da Igreja Católica, na publicação dos novos Códigos do Processo Civil e do Processo Criminal e na criação do Arquivo de Identificação e da Ordem dos Advogados.

Referência: 1612PG050
Local: I-81-E-1


Caixa de sugestões
A sua opinião é importante para nós.
Se encontrou um preço incorrecto, um erro ou um problema técnico nesta página, por favor avise-nos.
Caixa de sugestões
 
Multibanco PayPal MasterCard Visa American Express

Serviços

AVALIAÇÕES E COMPRA

ORGANIZAÇÃO DE ARQUIVOS

PESQUISA BIBLIOGRÁFICA

free counters