RUGENDAS. (Johann Moritz) HABITANTE DE GOYAS, QUADRO A ÓLEO PINTADO SOBRE MADEIRA.

     
 
 

Recuperar password

Livros disponiveis: 78925

English   
 
   

Clique nas imagens para aumentar.



VIGIER. (João) CIRURGIA ANATOMICA,

E COMPLETA POR PERGUNTAS, E RESPOSTAS, Que contèm os seus principios, A OSTEOLOGIA, A MYOLOGIA, OS tumores, as chagas, as feridas simplices, e compostas, as de armas de fogo, o modo de curar o morbo gallico, e o scorbuto, e a applicaçaõ das ataduras, e aparelhos, as fracturas, dislocaçoes, e todas as operaçoes Cirurgicas. O modo de fazer a panacéa mercurial, e de compôr os remédios mais usados na Cirurgia. AUTHOR MONSIEUR LE CLERE Medico d’El-Rey Christianissimo. Traduzida em Portuguez POR JOAM VIGIER. LISBOA: Na officina de DOMINGOS GONSALVES. Anno de 1758. Com todas as licenças necessarias.Vende-se no Rocio em casa de Francisco Sande mercador de livros, e Manoel da Conceição ao poço novo, e no campo do curral Antonio Paulino livreiro. 

In 4º de 20x15 cm. com [15], 336 págs. Encadernação da época inteira de pele, com cantos cansados. Corte de folhas carminado.

Exemplar com falta das folhas de guarda anteriores, vestígios de manuseamento, grafitado no verso da folha de rosto e com leves manchas de oxidação.

2ª edição, muito rara, (a indicação de Inocêncio sobre uma edição de 1716 não se confirma), de um manual para a realização de intervenções cirúrgicas, com descrição da anatomia e da miologia (músculos), das diversas doenças que necessitam de cirúrgias, das formas de executar as diversas cirúrgias e dos remédios necessários ao cirurgião.

Obra muito importante para o conhecimento da história da medicina e da visão que a sociedade da época tinha das doenças.  

Inocêncio IV, 52 e IX, 309: “JOÃO VIGIER, de nação francês, e nessa qualidade excluído por Barbosa da Biblioteca Lusitana. Veio para Portugal nos princípios do século XVIII, e estabeleceu-se em Lisboa com casa de venda de drogas medicinais, e preparações farmacêuticas. Naturalizando-se português, adquiriu suficiente conhecimento e prática da língua, para nela compor as obras seguintes, que publicou com grande proveito da nação, segundo diz Mattos, na Bibl. Cirúrgica, discurso 2.º pag. 156. 1391) CIRURGIA COMPLETA DE LECLERC, traduzida em portuguez. Lisboa, 1716. 4.º? - Da obra descrita sob o n.º 1391 houve diversas edições. Na Biblioteca da Escola Medico Cirúrgica de Lisboa existiam duas: uma de 1715 e outra de 1758. Se é certa a indicação da de 1716, aparecem-nos portanto com a de 1768, abaixo indicada, não menos de quatro edições.

O título completo é: CIRURGIA ANATOMICA e completa por perguntas e respostas, Lisboa, na offic. de Domingos Gonçalves, 1758. 4.º de 336 pag. - Outra edição. Ibi, na offic. da Viuva de Ignacio Nogueira Xisto, 1768. 4.º de XII (inumeradas) 282 pag. e índice.O sr. Dr. Pereira Caldas escrevia ao auctor d’este Dicc.: - «O nº 1391 (cirurgia anatómica) não é nada vulgar por aqui. É até rara na mão de cirurgiões antigos, de que ainda conheço alguns no distrito, e de quem tenho às vezes obtido bem bons livros».”


Temáticas

Referência: 1612JC002
Local: M-3-C-8


Caixa de sugestões
A sua opinião é importante para nós.
Se encontrou um preço incorrecto, um erro ou um problema técnico nesta página, por favor avise-nos.
Caixa de sugestões
 
Multibanco PayPal MasterCard Visa American Express

Serviços

AVALIAÇÕES E COMPRA

ORGANIZAÇÃO DE ARQUIVOS

PESQUISA BIBLIOGRÁFICA

free counters