RUGENDAS. (Johann Moritz) HABITANTE DE GOYAS, QUADRO A ÓLEO PINTADO SOBRE MADEIRA.

     
English   
 
   

Clique nas imagens para aumentar.



VIEIRA. (P. António) MARIA ROSA MYSTICA.

EXCELLENCIAS, PODERES, E MARAVILHAS DO SEU ROSARIO: COMPENDIADAS EM TRINTA SERMOENS ASCETICOS, E PANEGYRICOS, sobre os dous Evangelhos desta Solennidade, Novo, & Antigo: OFFERECIDOS Á SOBERANA MAGESTADE DA MESMA SENHORA, Pelo P. ANTONIO VIEIRA, DA COMPANHIA DE JESU, EM CUMPRIMENTO de hum Voto, feito, & repetido em grandes perigos da Vida, de que por sua imensa Benignidade, & poderosissima Intercessão sempre sahio livre. II PARTE. LISBOA. Na Impressão Craesbeeckiana. Anno M. DC. LXXXVIII. (1688) À custa de Antonio Leyte Pereyra, Mercador de Livros. Com todas as Licenças, & Privilegio Real.]

In 8º De 21x15,8 cm. com [viii], 518, 32, 24 págs.

Encadernação da época, inteira de pele, com nervos e elaborados ferros a ouro na lombada, cansada e com falhas de pele na lombada.

Exemplar com falta de papel na folha de rosto junto ao pé de imprensa com perda de texto. Apresenta alguns picos de traça sem afectar o texto. Leves anotações manuscritas em letra coeva a partir da página 468.

Texto impresso a duas colunas ornamentado com cabeções alegóricos xilogravados ou constituídos por séries de vinhetas, iniciais decoradas e florões de remate. 

Segunda parte da obra Rosa Mística que foi publicada na coleção dos Sermões, que inclui os sermões nº 16 a nº 30, de um conjunto de 30, que são a 9ª e a 10ª partes dos Sermões.1ª edição completa da obra oratória de Vieira. 

Os volumes da 1ª edição dos sermões de Vieira são especialmente valiosos pois foram editados por iniciativa do autor e enquanto ele estava vivo saíram até ao décimo volume. Este é, pois, o último editado em vida do autor.

A obra Rosa Mística é um conjunto de Sermões em louvor da Virgem Maria em que o autor, partindo de várias passagens dos Evangelhos, demonstra as excelências da que foi escolhida para ser Mãe de Deus. Compara a Virgem, primeira entre os Santos, à Rosa primeira entre as flores.

As páginas preliminares contêm as censuras de Frei Tomé da Conceição, Fr. António de S. Tomás, P. Bartolomeu do Quental, licenças entre elas da Religião assinada pelo P. Alexandre de Gusmão e erratas do primeiro volume. As páginas com numerações próprias no fim da obra incluem o índice das citações da Bíblia e o índice dos assuntos. 

Padre António Vieira. Bibliografia. BNP. 1999. Nº 1019. Azevedo e Samodães, 3516, II Volume página 743. Inocêncio. I, 290.

Referência: 1611PG039
Local: M-3-C-2


Caixa de sugestões
A sua opinião é importante para nós.
Se encontrou um preço incorrecto, um erro ou um problema técnico nesta página, por favor avise-nos.
Caixa de sugestões
 
Multibanco PayPal MasterCard Visa American Express

Serviços

AVALIAÇÕES E COMPRA

ORGANIZAÇÃO DE ARQUIVOS

PESQUISA BIBLIOGRÁFICA

free counters