RUGENDAS. (Johann Moritz) HABITANTE DE GOYAS. Quadro a óleo pintado sobre madeira.

     
English   
 
   

Clique nas imagens para aumentar.



CAETANO DE SOUSA. (António) MEMORIAS HISTORICAS, E GENEALOGICAS DOS GRANDES DE PORTUGAL,

QUE CONTÉM A ORIGEM, E ANTIGUIDADE de suas Familias: os Estados, e os Nomes dos que actualmente vivem, suas Arvores de Costado, as allianças das Casas, os Escudos de Armas, que lhes competem, até o anno de 1754. OFFERECIDAS A ELREY D. JOAÕ V. NOSSO SENHOR POR D. ANTONIO CAETANO DE SOUSA, C[lerigo] R[egular], Deputado da Junta da Bulla da Cruzada. Segunda impressão, continuada até o presente. LISBOA: Na Regia Officina SYLVIANA, e da Academia Real. M. DCC. LV. [1755].

In 4º (de 20,5x15,5 cm) com [44], 714, [4] págs.

Encadernação da época inteira de pele, com ferros a ouro rolados na lombada por casas fechadas.

Ilustrado com os brasões de armas pertencentes a cada título mencionado e com árvores genealógicas no final do texto de cada título nobiliárquico.

Exemplar com título de posse no anterrosto, ligeiro dano na lombada junto à coifa e vestígios de um restauro profissional na folha de rosto.

Obra publicada pela primeira vez em 1739, no reinado de D. João V, sendo esta edição impressa no ano do Terramoto de Lisboa, actualizada em 12 anos em relação à edição anterior com as genealogias e as biografias até ao ano de 1754. De notar que o título de Conde Oeiras (futuro Marquês de Pombal) não está incluído na obra.

 In 4º (20.5x15.5 cm) with [44], 714, [4] pp.

Binding: Contemporary full calf with raised bands gilt tools on spine.

Illustrated with the coats of arms of each mentioned title and family trees at the end of the text of each noble rank.

Copy with ownership title on the half title, slight damage on top of spine, and traces of professional restoration on title page.

This work was first published in 1739, during the kingship of D. João V, being this edition printed in the year of Lisbon’s earthquake, and with an update of 12 years, compared to the previous edition, containing the genealogies and biographies until 1754. To be noted that the title of Count of Oeiras (future Marquis of Pombal) is not mentioned in the book.

Ref.: Inocêncio I, 101. “D. António Caetano de Sousa, Clerigo Regular Theatino, duas vezes Preposito na Casa de S. Caetano, Deputado da Junta da Bulla da Cruzada, um dos primeiros cincoenta Academicos da Acad. Real da Historia Portugueza, etc. Nasceu em 1674, e morreu em 1759. - V. a sua vida que extensamente escreveu D. Thomás Caetano de Bem, no tomo II das Mem. Hist. e Chron. dos Clerigos Regulares de pág. 174 a 199. Memorias historicas e genealogicas dos Grandes de Portugal. Lisboa, por Antonio Isidoro da Fonseca 1739. 8.º sr. - Ibi, pelo mesmo 1742. 8.º gr. - & ibi, na Reg. Off. Silviana 1755. 4.º de XLIV-715 pág.

 

Referência: 1611JC011
Local: M-5-F-3


Caixa de sugestões
A sua opinião é importante para nós.
Se encontrou um preço incorrecto, um erro ou um problema técnico nesta página, por favor avise-nos.
Caixa de sugestões
 
Multibanco PayPal MasterCard Visa American Express

Serviços

AVALIAÇÕES E COMPRA

ORGANIZAÇÃO DE ARQUIVOS

PESQUISA BIBLIOGRÁFICA

free counters