RUGENDAS. (Johann Moritz) HABITANTE DE GOYAS. Quadro a óleo pintado sobre madeira.

     
English   
 
   

Clique nas imagens para aumentar.



RAU. (Virgínia) e Jorge de Macedo. O AÇÚCAR DA MADEIRA NOS FINS DO SÉCULO XV.

Problemas de Produção e Comércio. Junta-Geral do Distrito Autónomo do Funchal. 1962.

De 26,5x20 cm. Com 112, [iv] págs. Encadernação meio-amadora (lombada com nervos e cantos em pele) com ferros a ouro na lombada e pastas. Tem nomes dos autores e título gravados a ouro em rótulos vermelhos.

Exemplar preserva as capas e a lombada de brochura.

Ilustrado em extratexto com um fac-simile de uma página do manuscrito e com mapa desdobrável, com a distribuição pelas feitorias da Europa, do açúcar madeirense destinado a exportação.

Edição revista e aumentada do estudo de um manuscrito descoberto por Virgínia Rau na Torre do Tombo, LIVRO DOS ESTIMOS DA CAPITANIA DO FUNCHAL de 1494, que lança novas luzes sobre as questões da produção e comercialização da cana do açúcar da Madeira. Até página 43 decorre o estudo que inclui 8 quadros com dados estatísticos, uma lista de engenhos e uma lista de produtores por ordem alfabética. De página 45 a 98 é transcrito integralmente o texto do manuscrito, concluindo com o índice onomástico e geral.

Trabalho apresentado ao Congresso Internacional de História dos Descobrimentos, realizado em Lisboa, em Setembro de 1960.

Valioso e inovador estudo, de uma das maiores historiadoras portuguesas, que a partir da análise de uma fonte inédita, renova conceitos e lança nova luz sobre a história económica da Madeira, de Portugal e das suas relações com a Europa.

Referência: 1608PG013
Local: I-42-D-18


Caixa de sugestões
A sua opinião é importante para nós.
Se encontrou um preço incorrecto, um erro ou um problema técnico nesta página, por favor avise-nos.
Caixa de sugestões
 
Multibanco PayPal MasterCard Visa American Express

Serviços

AVALIAÇÕES E COMPRA

ORGANIZAÇÃO DE ARQUIVOS

PESQUISA BIBLIOGRÁFICA

free counters