RUGENDAS. (Johann Moritz) HABITANTE DE GOYAS. Quadro a óleo pintado sobre madeira.

     
English   
 
   

Clique nas imagens para aumentar.



GRESSET. (Jean-Baptiste-Louis) VERT-VERT, POEMETO DE GRESSET, TRADUZIDO EM VERSOS PORTUGUEZES;

Dedicado Ao Illmo Senhor JOÃO SEVERIANO DA COSTA, Commendador da Ordem de Christo, Desembargador da Relação do Rio de Janeiro, e Intendente geral de Cayena, Por seu Venerador sincéro FILINTO ELYSIO. PARIZ, Na Officina de P. N. ROUGERON, Impressor de S. A. S. Madame la Duchesse Douairière d’Orléans, rua de l’Hirondelle, N.º 22. NOVEMBRO DE 1816.

In 8º de 19,5x13,7 cm. Com [iv], 60 págs.

Encadernação recente em pergamoide.

Exemplar em bom estado com alguma acidez própria do papel usado para a impressão.

Primeira edição rara desta obra que inclui a tradução do poema de Gresset, com quatro cantos em decassílabos brancos até página 28 e de páginas 29 a 60 uma Miscelânea de poesias líricas com odes, epigramas, liras, sonetos e idílios.

Importante fonte para o estudo das práticas de tradução do tempo do autor, da recepção da literatura francesa em Portugal e para a edição crítica da obra de Filinto.

Jean-Baptiste-Louis Gresset (Amiens 1709-1777) foi um célebre poeta e dramaturgo francês que se tornou conhecido com este poema narrativo sobre um papagaio chamado «Vert-vert» que vivia num convento. O poema tem um certo pendor anticlerical do qual o autor se viria a arrepender mais tarde.

Filinto Elísio nome literário de Francisco Manuel do Nascimento (Lisboa1734-Paris 1819) foi poeta com vasta obra e grande influência sobre as gerações literárias da primeira metade do Século XIX. Exilado em Paris teve que ganhar a vida com traduções das quais é um bom exemplo esta obra.

Referência: 1608PG006
Local: M-11-C-50


Caixa de sugestões
A sua opinião é importante para nós.
Se encontrou um preço incorrecto, um erro ou um problema técnico nesta página, por favor avise-nos.
Caixa de sugestões
 
Multibanco PayPal MasterCard Visa American Express

Serviços

AVALIAÇÕES E COMPRA

ORGANIZAÇÃO DE ARQUIVOS

PESQUISA BIBLIOGRÁFICA

free counters