RUGENDAS. (Johann Moritz) HABITANTE DE GOYAS. Quadro a óleo pintado sobre madeira.

     
English   
 
   

Clique nas imagens para aumentar.



PRIMA SYNODUS DIOECESANA. [PORTALEGRE]

Ab Illustrissimo, & Reverendissimo Dño D. ALVARO PIREZ DE CASTRO ET NORONHA Episcopo Portalegren. CELEBRATA. Diebus 20. 21. & 22. Maii Anno domini 1714. CLEMENTE XI, Feliciter Regnante. ROMAE MDCCXIX. Ex Typographia Rev. Cam. Apost. apud Zinghium, & Monaldum. Superiorum facultate.

In 4º De 25,5x18,5 cm. Com [xx], 272, [iv] págs.

Encadernação da época inteira de pele com nervos e rótulo vermelho na lombada.

Ilustrado com uma bela vinheta com retrato de meio corpo do papa Clemente XI, ao centro da folha de rosto, assinada Ant: Friz Sculp., capitulares decorativas e florões de remate.

Texto impresso, sobre papel de linho de excelente qualidade, com caracteres itálicos e redondos muito nítidos. Apostilhas impressas nas margens.

Folhas preliminares incluem Relatório do Bispo de Portalegre à Sagrada Congregação dos Concílios, voto do cardeal encarregado da revisão do texto, decisão da Sagrada Congregação, licenças e Oração pronunciada no Sínodo pelo Bispo de Portalegre.

As páginas 1 a 184 contém «Actas do Concílio», as páginas 185 a 272 incluem «Appendix» elaborado por Aurélio de Brito de S. Miguel, Beneficiado de Arronches, que integra Constituições Apostólicas, Declarações das Sagradas Congregações, Cartas circulares e fórmulas para uso na Diocese. Toda a obra está escrita em latim, no entanto com vários documentos, transcritos no apêndice, em italiano.

O nome do beneficiado Aurélio de Brito de S. Miguel, na página 185 está rasurado.  

Obra muito importante e rara. Bela edição em que se publicam as Actas do Concílio Diocesano de Portalegre, celebrado nos dias 20 a 22 de Maio de 1714, tendo junto os documentos emitidos pelos dicastérios da Santa Sé, muito importantes para o estudo da organização e funcionamento da Igreja em Portugal no século XVIII, para a história do sentimento religioso e para a história local do Alto Alentejo.

Inocêncio XX, 155. D. ALVARO PIRES DE CASTRO E NORONHA, bispo de Portalegre, etc. - E. 4156) Prima synodus Dioecesana ad illustrici & Reverendissime D ño D. Alvaro Pirez de Castro e Noronha Episcopo Portalegrem. Celebrata diebus 20. 21 & 22. maii anno Dominii 1714. Clemente XI Feliciter Regnante. Romae MDCCXIX. Ex typographia Rev Cam. Apost. apud Zinghium & Monaldum. 4.o de 20, 272, 4 pag. O texto deste livro é parte em latim e parte em italiano.

Referência: 1606PG039
Local: M-15-B-16


Caixa de sugestões
A sua opinião é importante para nós.
Se encontrou um preço incorrecto, um erro ou um problema técnico nesta página, por favor avise-nos.
Caixa de sugestões
 
Multibanco PayPal MasterCard Visa American Express

Serviços

AVALIAÇÕES E COMPRA

ORGANIZAÇÃO DE ARQUIVOS

PESQUISA BIBLIOGRÁFICA

free counters