RUGENDAS. (Johann Moritz) HABITANTE DE GOYAS, QUADRO A ÓLEO PINTADO SOBRE MADEIRA.

     
English   
 
   

Clique nas imagens para aumentar.



CORREA DE LACERDA. (Fernando) PANEGYRICO AO EXCELLENTISSIMOSENHOR D. ANTONIO LVIS DE MENEZES

MARQUEZ DE MARIALUA. Offerecido A SEV PRIMOGENITO, O SENHOR D. PEDRO DE MENEZES Conde de Cantanhede. Escrito em gloria da naçaõ Portugueza Por FERNANDO CORREA DE LA CERDA Bispo do Porto (Vinheta) EM LISBOA. Na Officina de Ioam da Costa. A custa de Migvel Manescal. M. DC. LXXIV. [1674] Com todas as licenças necessarias.

In 4º de 20x15 cm com [xvi], 198 págs.

Encadernação inteira de pele com nervos, ferros a ouro e rótulo vermelho com título na lombada. Corte das folhas carminado.

Livro ornamentado com tarjas de enfeite e iniciais decoradas. Dedicatória impressa com caracteres itálicos, texto em carateres redondos, com apostilhas impressas nas margens, trancrevendo as fontes em língua latina que o autor usou.

Exemplar pertencente a uma variante em que as páginas preliminares xv e xvi estão em branco. Existe outra variante em que os exemplares têm licenças na página xv e um retrato do Marquês na página xvi. Tem uma referência (número) bibliográfica (?) desvanecida na folha de rosto. Apresenta Ex-Libris coevo com brazão heráldico dos "Cunhas", colado no verso da folha de rosto.

Folhas preliminares contêm: Dedicatória, Ao Leitor, Aprovação do General Diogo Gomes de Figueiredo e licenças.

Obra que elogia os feitos militares e políticos do 1º Marquês de Marialva, em estilo grandiloquente, comparando cada uma das suas acções a figuras da Antiguidade Clássica. Descreve os feitos heróicos do Marquês por ordem cronológica, terminando em 1669.  

D. António Luís de Meneses, (1603-1675), 3º Conde de Cantanhede e 1º Marquês de Marialva (em 11 de Julho de 1661), foi um nobre português que se distinguiu na Guerra da Restauração. Foi um dos quarenta conjurados do 1º de Dezembro e, posteriormente como general, obteve as vitórias do Ameixial, em 1659 e de Montes Claros, em 1664.

Ameal, 699. Variante com licenças e retrato.

Inocêncio, II, 271. D. FERNANDO CORRÊA DE LACERDA, Doutor em Canones pela Univ. de Coimbra, Inquisidor e Deputado do Conselho geral do Sancto Officio, Commissario geral da Bulla da Cruzada, e ultimamente Bispo do Porto, nomeado por elrei D. Pedro II em 1673, e do seu conselho. Ao fim de dez annos de exercicio resignou o episcopado, retirando se para Lisboa, onde viveu ainda dous annos. Foi natural, segundo Barbosa, do logar do Tojal, na diocese de Viseu, e filho de Fernão Corrêa de Lacerda bom poeta do seu tempo, e de sua mulher D. Maria de Soutomaior. M. no 1.º de Septembro de 1685, quando contava 57 annos d'edade. Na sua mocidade foi Socio da Academia dos Generosos, e fundou depois em sua casa a dos Instantaneos, cuja duração parece haver corrido parelhas com o titulo.E. 104) (C) Panegyrico ao ex.mo sr. D. Antonio Luis de Menezes, Marquez de Marialva, Conde de Cantanhede, etc. Lisboa, por João da Costa 1674. 4.° de XVI 198 pag., com um retrato gravado a buril. Tenho um exemplar d'esta obra (bem como de todas as outras do auctor). O seu preço regular é de 400 a 480 réis. 272. - Resta dizer alguma cousa ácerca do merito litterario do bispo do Porto. Posto que nas suas obras historicas não falte agudeza de pensamentos, desagradam todavia aos criticos escrupulosos por umas orações e periodos retrogrados, de que usa com frequencia, mórmente nas Vidas de Sancta Isabel e de S. João da Cruz. pela abundancia de paranomasias, e outras figuras hoje desacreditadas, de que se serve sem pezo nem medida; e mais qué tudo pela semceromonia com que se abalançou a introduzir abusivamente na lingua portugueza muitos vocabulos latinos, ainda não auctorisados, e havidos uns como desnecessarios, outros como repugnantes á pureza e indole do idioma nacional.

Referência: 1606PG030
Local: M-5-B-13


Caixa de sugestões
A sua opinião é importante para nós.
Se encontrou um preço incorrecto, um erro ou um problema técnico nesta página, por favor avise-nos.
Caixa de sugestões
 
Multibanco PayPal MasterCard Visa American Express

Serviços

AVALIAÇÕES E COMPRA

ORGANIZAÇÃO DE ARQUIVOS

PESQUISA BIBLIOGRÁFICA

free counters