RUGENDAS. (Johann Moritz) HABITANTE DE GOYAS. Quadro a óleo pintado sobre madeira.

     
English   
 
   

Clique nas imagens para aumentar.



GAMITO. (A. C. P.) O MUATA CAZEMBE. E OS POVOS MARAVES, CHEVAS, MUIZAS, MUEMBAS, LUNDAS E OUTROS DA AFRICA AUSTRAL. [2 VOLS.]

Volume I. [Volume II]. Diário da expedição portuguesa comandada pelo Major Monteiro e dirigida aquele imperador nos anos de 1831 e 1832. Redigido pelo Major A. C. P. Gamito, segundo comandante da expedição, com um mapa do país observado entre Tete e Lunda. Divisão de Publicações e Biblioteca. Agência Geral das Colónias. Ministério das Colónias. 1937.

2 volumes. de 22x16,5 cm. Com 401, [vi]; 200, [iii] págs. Brochados. Ilustrados com gravuras e com mapas desdobráveis.

O Muata Cazembe tinha um território que se extendia desde o rio Lualaba (situando-se a ocidente o reino Luba-Lunda, a norte o reino Luba, e a leste o território Luba-Bemba). Segundo os portugueses o Muata tinha a possibilidade de arregimentar 20 mil homens. Os portugueses esperavam estabelecer uma rota comercial no interior ligando os territórios de Angola e Moçambique. No entanto a geografia humana e as suas complexas relações de poder eram desconhecidas. As rotas comerciais dos mercadores árabes encontravam-se bem estabelecidas para o interior. A única informação de fontes europeias era o diário de viagem do Dr. Lacerda que tinha morrido no Cazembe em 1798. As viagens levadas a cabo em 1831-32, e posteriormente em 1843-46, 1847-50 e 53 destinaram-se a estender a dominação portuguesa das zonas costeiras até ao interior, o que não fora efectivamente realizado nos tempos posteriores aos Descobrimentos. (vide "As Viagens de Capello e Ivens", Teresa Bernardino, in Nação e Defesa).

Referência: 1605JC002
Local: I-65-G-15


Caixa de sugestões
A sua opinião é importante para nós.
Se encontrou um preço incorrecto, um erro ou um problema técnico nesta página, por favor avise-nos.
Caixa de sugestões
 
Multibanco PayPal MasterCard Visa American Express

Serviços

AVALIAÇÕES E COMPRA

ORGANIZAÇÃO DE ARQUIVOS

PESQUISA BIBLIOGRÁFICA

free counters