RUGENDAS. (Johann Moritz) HABITANTE DE GOYAS, QUADRO A ÓLEO PINTADO SOBRE MADEIRA.

     
 
 

Recuperar password

Livros disponiveis: 78925

English   
 
   

Clique nas imagens para aumentar.



PEREIRA DE LACERDA. (João António de Lemos, 2.º Visconde de Juromenha) CINTRA PINTURESCA

ou Memória Descriptiva das Villas de Cintra e Collares e seus arredores. Nova Edição profusamente illustrada e desenvolvida com muitas annotações por… (Membro da Sociedade Litteraria Almeida Garrett). Empreza da História de Portugal Sociedade Editora. Lisboa. 1905.

De 27x19 cm. Com 317 págs. Brochado (deve ser encadernado).

Ilustrado com as imagens da vida quotidiana na região saloia: a saída da igreja; os burriqueiros; os tipos saloios; a estação de caminhos-de-ferro de Sintra; as festas da Senhora do Cabo em 1902; o interior e exterior de vários tipos de casas e cottages, os palácios reais e as cavalariças reais, etc.

Exemplar com ex-libris de Carlos J. Vieira.

O Atlas mencionado na descrição bibliográfica de Inocêncio Francisco da Silva era vendido na época em separado. O mesmo Atlas não foi reproduzido nas edições fac-similadas nem nesta edição de 1905.

Inocêncio III, 290; XVII, 360; X, 155: “Não traz o nome do autor, mas sabe se ser obra do visconde de Juromenha, João António de Lemos Pereira de Lacerda, 2.º Visconde de Juromenha, 2.º Alcaide-mór da mesma vila, e 15.° Senhor do morgado de Valle-formoso, Comendador da Ordem de S. Bento de Avís, etc. Nasceu em Lisboa em 1807.

A sua estreia, na carreira das boas letras, foi a publicação desta obra Cintra Pinturesca, 1838 1839, trabalho revisto por Alexandre Herculano, com quem estabelecera relações por intermédio do seu antigo condiscípulo e brilhante escritor, Ignacio Pizarro de Moraes Sarmento, conservando sem interrupção e sem azedume essas relações com o distinto historiador, apesar da profunda divergência de opiniões politicas.

CINTRA PINTURESCA, ou Memoria descriptiva das villas de Cintra, Colares e seus arredores. Lisboa, na Typ. da Sociedade Propagadora dos Conhecimentos useis 1838. 8.º gr. de 232 pag. Saiu sem o nome do seu autor, e acompanhada de um atlas, que contém estampas ilustrativas de diversos pontos da Memoria, no formato de 4.º gr. oblongo, o qual contudo se vendeu em separado. A esta obra, sem dúvida a mais completa que sobre o assunto existe impressa até o presente.

O Sr. Visconde é tido geralmente como um dos mais assíduos e inteligentes investigadores de nossas antiguidades, e consta que conserva neste ramo ainda inéditos alguns trabalhos, já de todo elaborados, e muitos outros em apontamentos, que tendem a completar-se a medida que o tempo e mais circunstancias o permitirem. Bem longe de monopolizar (releve-se o termo) os frutos do seu estudo e aturada diligência, de bom grado os reparte aos que deles necessitam, havendo-se nesta parte com urbanidade e franqueza, que não são hoje vulgares”.


Temáticas

Referência: 1604IA026
Local: I-60-C-19


Caixa de sugestões
A sua opinião é importante para nós.
Se encontrou um preço incorrecto, um erro ou um problema técnico nesta página, por favor avise-nos.
Caixa de sugestões
 
Multibanco PayPal MasterCard Visa American Express

Serviços

AVALIAÇÕES E COMPRA

ORGANIZAÇÃO DE ARQUIVOS

PESQUISA BIBLIOGRÁFICA

free counters