RUGENDAS. (Johann Moritz) HABITANTE DE GOYAS, QUADRO A ÓLEO PINTADO SOBRE MADEIRA.

     
 
 

Recuperar password

Livros disponiveis: 78926

English   
 
   

Clique nas imagens para aumentar.



SÁ DA BANDEIRA. (Bernardo de Sá Nogueira de Figueiredo, Visconde de) CORRESPONDÊNCIA

Entre o … e os ministros plenipotenciários e outros agentes das potencias signatárias do protocolo de 21 de Maio de 1847. Acompanhada d’uma carta a S. M. a Rainha e d’outros documentos, (Edição portugueza). Typographia Neryana. Lisboa. 1848.

In 8º (de 21x13 cm) com XI-[XVIII]–134-[IV] 11 págs.

Encadernação da época com lombada em pele.

As folhas preliminares com numeração em romano contêm a introdução, as folhas inumeradas contêm índice das matérias, erratas e correções, segue-se o texto da correspondência com notas explicativas e um apêndice com a transcrição do articulado da convenção do Gramido e dos protocolos a ela relativos. 

Correspondência do Visconde de Sá da Bandeira com os representantes das potências europeias que intervieram em Portugal para pôr fim à Guerra Civil da Patuleia. Sá da Bandeira era um dos comandantes das forças revoltosas da Junta Provisória do Porto, uma união entre Setembristas, Miguelistas e populares descontentes que se opunham aos cartistas, apoiados pela rainha D. Maria II e comandados pelo Marquês de Saldanha. Depois de as tropas da Junta parecerem estar à beira da vitória a Rainha pediu a intervenção das tropas espanholas a que se seguiu a da armada inglesa, que impuseram o desarmamento da Junta a troco de uma amnistia geral ractificada pela Convenção do Gramido. As cartas tratam principalmente das negociações do armísticio e das tentativas de troca de prisioneiros. As cartas são traduzidas do original francês pela mão do Visconde de Sá da Bandeira e das cartas originais inglesas dos comandantes britânicos.

Inocêncio VIII, 397: “Bernardo de Sá Nogueira de Figueiredo [1795-1876]. Foi posteriormente [a esta obra] agraciado com o título de Marquez de Sá da Bandeira. Conselheiro de Estado efectivo, primeiro Ajudante de campo d"ElRei, e General de divisão promovido ainda com a denominação de Tenente general em 21 de Setembro de 1857. Além das condecorações honorificas já mencionadas, tem as Gran cruzes da Ordem de Francisco José de Áustria, S. Gregório Magno de Roma, da Rosa do Brasil, e de S. Mauricio e S. Lazaro da Italia; e a medalha n.º 9 das Campanhas da Liberdade. Correspondencia entre o Visconde de Sá da Bandeira e os Ministros plenipotenciarios e outros agentes das Potencias signatarias do protocollo de 21 de Maio de 1847, acompanhada de uma carta a Sua Magestade a Rainha, e de outros documentos. Lisboa, Typ. Neryana 1848. 8.º gr. de XXX 138 pag., seguindo se um appendice com 11 pag. - Além desta edição portugueza promettia se outra franceza, que não sei se chegou a publicar-se".


Temáticas

Referência: 1603PG040
Local: I-31-C-3


Caixa de sugestões
A sua opinião é importante para nós.
Se encontrou um preço incorrecto, um erro ou um problema técnico nesta página, por favor avise-nos.
Caixa de sugestões
 
Multibanco PayPal MasterCard Visa American Express

Serviços

AVALIAÇÕES E COMPRA

ORGANIZAÇÃO DE ARQUIVOS

PESQUISA BIBLIOGRÁFICA

free counters