RUGENDAS. (Johann Moritz) HABITANTE DE GOYAS, QUADRO A ÓLEO PINTADO SOBRE MADEIRA.

     
English   
 
   

Clique nas imagens para aumentar.



FIGUEIREDO DE ALARCÃO. (Ruy de) RELAC,AM DO ENCONTRO, QVE O MESTRE DE CAMPO Dom Nuno Mascarenhas teue cõ o inimigo em Montaluão,

& da entrada que fez em Ferreyra a 15. de Agosto 1641. [Colofón]: Com todas as licenças necessárias. Por Manoel da Sylva. Anno 1641. A’ custa de Lourenço de Queiròs liueiro do estado de Bragança.

In 4º de 18,5x14 cm. Com 7 páginas sem numeração. Encadernação cartonada do século XX.

Exemplar com nota bibliográfica manuscrita na folha de guarda anterior, com o seguinte teor: «Curiosa e de bastante apreço. Muito rara. A sua autoria é atribuída a Ruy de Figueiredo de Alarcão. Vide Catálogo Ameal nº1932. Almodôvar, 25 de Janeiro de 1940. Soares Prieto».

A Relação do encontro que o "Mestre de Campo Dom Nuno Mascarenhas teve com o inimigo" é o relato de alguns combates da Guerra da Restauração ocorridos no Alto Alentejo (Ferreira, Crato, Gavião, entre outras) onde os portugueses ganham todos os confrontos, sem feridos nem mortos, prescindindo da protecção das imagens capturadas ao inimigo que são devolvidas de seguida.

Inocêncio XVIII, 175: ' Relaçam do encontro que o mestre de campo Dom Nuno Mascarenhas teue com o inimigo em Montaluão, & da entrada que fez em Ferreyra a 15 de agosto de 1641. 4.º de 7 pag. innumer. Esta relação é datada de Castelo de Vide, 18 do mesmo mês. Tem no fim a indicação de ter sido impressa por Manuel da Sylva. Anno 1641. No catálogo da biblioteca de Fernando Palha vejo indicado este folheto com a designação tipográfica: «Lisboa por Iorge Rodrigues, 1641». É decerto outra edição; facto que se dá com outras publicações, como se verá, o que prova que a copia das noticias bélicas era dada a dois editores na mesma ocasião para que fossem melhor e mais rapidamente divulgadas '.

Inocêncio (VII, 189) refere outras notícias bélicas do mesmo autor: 'Ruy de Figueiredo de Alarcão, Fronteiro-mór, e Governador das armas da província de Trás-os-Montes, no tempo da guerra da Independência em 1641, etc.'.


Temáticas

Referência: 1603JC019
Local: Gravureiro Gav. 8-05


Caixa de sugestões
A sua opinião é importante para nós.
Se encontrou um preço incorrecto, um erro ou um problema técnico nesta página, por favor avise-nos.
Caixa de sugestões
 
Multibanco PayPal MasterCard Visa American Express

Serviços

AVALIAÇÕES E COMPRA

ORGANIZAÇÃO DE ARQUIVOS

PESQUISA BIBLIOGRÁFICA

free counters