RUGENDAS. (Johann Moritz) HABITANTE DE GOYAS. Quadro a óleo pintado sobre madeira.

     
English   
 
   

Clique nas imagens para aumentar.



VASCONCELOS. (António de) BRÁS GARCIA MASCARENHAS.

Estudo de investigação histórica. Imprensa da Universidade de Coimbra. Coimbra. M.DCCCC.XXII. [1922].De 29x20 cm. Com 399-214 págs.

Encadernação recente (luxuosa) com lombada e cantos em pele.

Edição profusamente ilustrada no texto com fac-similes de assinaturas, assentos de batismo e de casamento, folha de rosto da primeira edição do poema, reproduções de brasões de armas, de fotografias de edifícios, de peças arqueológicas e da planta do forte de Alfaiates. As ilustrações em extratexto reproduzem o único documento autógrafo existente do poeta, um seu retrato, um retrato de D. João IV, diversas fotografias da vila de Avô e do Sabugal, um mapa da região da Guarda e árvores genealógicas em folhas desdobráveis (28x35 cm) Este estudo pertence à série de trabalhos do Instituto de Estudos Históricos e Filosóficos da Faculdade de letras de Coimbra e saiu em edição provisória na Revista da Universidade de Coimbra.

O exemplar por aparar e parcialmente por abrir. Pertenceu a António de Meneses e tem assinatura do autor.

O estudo de investigação histórica decorre até à página 376. Da pag. 377 a 399 inclui um estudo crítico literário da autoria do Prof. Dr. Carlos de Mesquita. Nas 214 páginas finais o autor transcreve numerosos documentos relativos ao autor e à sua família assim como notas biográficas e esquemas em que esboça as árvores genealógicas da família Garcia de Mascarenhas, Madeira Arrais e Duarte de Figueiredo. Brás Garcia de Mascarenhas (Avô 10-02-1596 a 08-08-1656) foi um soldado da Guerra da Restauração e o autor do poema épico “Viriato Trágico” considerado uma das melhores obras neste género, que teve primeira edição, póstuma em 1699. O doutor António de Vasconcelos produz um estudo de grande nível contextualizando minuciosamente, do ponto de vista familiar, local, social, cultural e histórico, a vida do biografado. Para isso recorreu à análise de numerosos documentos, a visitas aos lugares onde viveu o poeta, ao intercâmbio de informações com outros estudiosos e à análise e interpretação do poema, do qual transcreve numerosas oitavas. Assim produziu um dos monumentos cimeiros em Portugal do método biográfico de estudo dos escritores e das respetivas obras literárias.

Referência: 1602PG027
Local: I-22-C-5


Caixa de sugestões
A sua opinião é importante para nós.
Se encontrou um preço incorrecto, um erro ou um problema técnico nesta página, por favor avise-nos.
Caixa de sugestões
 
Multibanco PayPal MasterCard Visa American Express

Serviços

AVALIAÇÕES E COMPRA

ORGANIZAÇÃO DE ARQUIVOS

PESQUISA BIBLIOGRÁFICA

free counters