RUGENDAS. (Johann Moritz) HABITANTE DE GOYAS. Quadro a óleo pintado sobre madeira.

     
English   
 
   

Clique nas imagens para aumentar.



SOUSA AZEVEDO. (José Pedro de) TEMPLO DE JATAB.

COLLECÇÃO DE MEMORIAS TURCAS. HISTORIA I. TRADUZIDAS, E ACCOMODADAS POR J. P. S. A. [José Pedro de Sousa Azevedo]. LISBOA, NA IMPRESSÃO REGIA. M. DCCC. VI. [1806]. Com Licença de S. A. R.

In 8º (de 14,5x9 cm) com iv, 152 pags.

Encadernação da época inteira de pele com ferros a ouro na lombada, nas esquadrias das pastas e com dedicatória gravada a ouro na pasta anterior: «Ao Snr. Antonio Joze Serraõ».

1ª edição da tradução portuguesa.

Romance licencioso [erótico] publicado anónimamente em Paris, no ano de 1743, e diversas vezes proíbido de circular por intervenção da censura. Tradução de Mémoires turcs avec l’histoire galante de leur séjour en France, par un auteur turc de toute les academies mahométanes' [vide Floema. Caderno de Teoria e História Literária, No 9, 2011].

A edição seguinte (a 2º edição em português) foi impressa no Rio de Janeiro no ano de 1811 e é uma das primeiras obras impressas no Brasil.

Outras edições posteriores conhecidas: Imprensa de João Martins Esteves em 1822; e Typ. de Nunes sem filho, em 1841.

A BNP refere apenas a existência de 2 exemplares no Centro Cultural Gulbenkian, em Paris. 

Inocêncio VII, 298: «TEMPLO DE JATAB, collecção de Memorias turcas. Historia primeira. Traduzida por J. P. S. A. Lisboa, 1806. 8.º. É uma novella em que a modestia e honestidade dos costumes são mui pouco respeitadas. Não sei como em tempo de censura prévia se permittiu a sua impressão! E por mais de uma vez, pois vi d'ella segunda edição, feita, se não me engano, em o Rio de Janeiro. Creio que o nome do traductor designado com as letras iniciaes é o de José Pedro de Sousa Azevedo, bacharel em mathematica, e official de marinha, que foi depois um dos individuos deportados em 1810 para a ilha Terceira, por ordem da regencia do reino, como suspeitos de jacobinismo, isto é, de serem partidarios dos francezes, ou melhor, de propenderem para as doutrinas inauguradas na revolução de 1789».

Referência: 1601JC014
Local: M-4-D-33


Caixa de sugestões
A sua opinião é importante para nós.
Se encontrou um preço incorrecto, um erro ou um problema técnico nesta página, por favor avise-nos.
Caixa de sugestões
 
Multibanco PayPal MasterCard Visa American Express

Serviços

AVALIAÇÕES E COMPRA

ORGANIZAÇÃO DE ARQUIVOS

PESQUISA BIBLIOGRÁFICA

free counters