RUGENDAS. (Johann Moritz) HABITANTE DE GOYAS. Quadro a óleo pintado sobre madeira.

     
 
   

Clique nas imagens para aumentar.



CASTILHO BARRETO E NORONHA. (José Feliciano de) JOÃO BAPTISTA MOREIRA BARÃO DE MOREIRA: ESBOÇO BIOGRAPHICO.

Por ... do Conselho de S. M. Fidelissima, Fidalgo Cavalleiro da sua Real Casa, Commendador das ordens de Christo e de Nossa Senhora da Conceição de Villa-Viçosa, Doctor e Bacharel em Direito, Medicina e Philosophia pelas Universidades de Coimbra, Pariz e Rostock, Presidente da commisão do Nacional Archivo da Torre do Tombo, Ex-bibliothecario-mor e ex-deputado às côrtes em varias legislaturas, Tenente-Coronal de Portugal, Coronel Honorario da Republica Oriental do Uruguay, Socio da Academia Real das Sciencias de Lisboa, da Sociedade Real dos Antiquarios do Norte, do Instituto Historico de Paris, da Academia de Historia de Copenhague, da Sociedade das Sciencias Medicas de Lisboa, das Sociedades Pharmaceuticas do Norte da Allemanha, de Salzufflen, e de Lisboa, do Instituto Historico e Geographico Brasileiro do Gremio Litterario Portuguez no Rio de Janeiro, do Instituto Historico da Bahia, do Conservatório da mesma cidade, da Sociedade dos Amigos das Lettras e Artes em S. Miguel da Associação Promotora da Educação Popular e de outras Sociedades sabias.

Typographia Universal de Laemmert. Rio de Janeiro. 1862.

De 23x15 cm. Com 150 pags.

Encadernação da época com lombada em pele com belos ferros a ouro.

Borba de Moraes não menciona.

Obra sobre a vida do representante de Portugal no Brasil no período da instauração do liberalismo, tendo tido um papel fundamental no apoio ao Imperador D. Pedro I do Brasil; à rainha D. Maria II de Portugal; e na menoridade do Imperador D. Pedro II do Brasil.

Inocêncio X, 176 e XII, 314 : «João Baptista Moreira, barão de Moreira. Esboço biographico, etc. Ibi, 1862. 8.° gr. de 150 pag. - Ficou já mencionado, bem como a Apologia, no artigo de João Baptista Moreira, tomo X, pag. 176. «João Baptista Moreira, barão de Moreira, fidalgo cavaleiro com as honras de guarda-roupa, do conselho de sua majestade, comendador de Cristo e da Conceição, oficial da Torre e Espada, cônsul geral de Portugal no Rio de Janeiro, etc., cargo que exerceu pelo espaço de quase quarenta anos. Nasceu no Porto a 6 de janeiro de 1798, filho de João Baptista Moreira, negociante daquela praça, e D. Maria Thereza de Sousa Moreira. Destinando-se ao comércio, depois de completar a sua educação em Inglaterra, para onde aliás foi com sacrifício, porque na primeira viagem para aquela nação caiu prisioneiro de um corsário (1810), foi estabelecer-se no Brasil, e aí recebeu a primeira nomeação de vice-cônsul de Portugal no Rio de Janeiro (1826). Data daí a sua entrada na carreira pública, sendo provido no cargo de cônsul geral, com as honras de encarregado de negócios, funções que exerceu também por algum tempo na ausência do respectivo ministro. Estas e outras particularidades da sua vida constam de um extenso Esboço biográfico, que a propósito da oposição e guerra insistente movida por uma parte da colonia portuguesa no Rio de Janeiro, escreveu o conselheiro José Feliciano de Castilho em 1862. (V. José Feliciano de Castilho Barreto e Noronha nos lugares competentes.) Soube-se que o conselheiro José Feliciano de Castilho fôra quem, a pedido do barão, cônsul geral, coordenara e preparara toda a impressão, inculcando a todavia o indicado funcionário como trabalho seu próprio. O cônsul geral era acusado, entre outras coisas de guerrear o ministro português, sr. Figanière e Morão, porque tinha este em vista pôr cobro ao tráfico da escravatura, que então se fazia em navios com bandeira portuguesa, no Brasil, o que a final o ministro conseguiu, apesar de tudo quanto se tramou contra ele. A respeito do barão de Moreira conheço mais estas obras: O barão de Moreira faleceu no Rio de Janeiro, por 1869 (?), afastado inteiramente da convivência oficial, e rodeado dos poucos amigos que se lhe conservavam fieis e gratos, após a sua exoneração».

Referência: 1601IA049
Local: I-17-F-10


Caixa de sugestões
A sua opinião é importante para nós.
Se encontrou um preço incorrecto, um erro ou um problema técnico nesta página, por favor avise-nos.
Caixa de sugestões
 
Multibanco PayPal MasterCard Visa American Express

SERVIÇOS

Avaliações e Compra


Organização de Arquivos


Pesquisa Bibliográfica


A SUA ENCOMENDA

Ver

Encomendar


Valor: €0

Temáticas


Índice Geral / All Categories

Livros Raros / Rare Books

free counters