RUGENDAS. (Johann Moritz) HABITANTE DE GOYAS, QUADRO A ÓLEO PINTADO SOBRE MADEIRA.

     
English   
 
   

Clique nas imagens para aumentar.



CORREIA DE LACERDA. (José Maria de Almeida e Araújo) NOVISSIMO DICCIONARIO DOS SYNONYMOS DA LINGUA PORTUGUESA COM REFLEXÕES CRITICAS.

Por ... do Conselho de Sua Magestade, Deão de Sé Patriarchal de Lisboa, Delegado da Direcção Geral dos Estudos, Reitor de Lyceu Nacional de Lisboa, Deputado ás Côrtes da Nação Portugueza, Socio effectivo da Academia Real das Sciencias de Lisboa, etc. etc. etc. Segunda edição correcta e augmentada. No Escriptorio de Francisco Arthur da Silva, Editor-Proprietário. Rua dos Douradores 178, 2º andar. Lisboa. 1860.

In 4º De 21x14 cm. Com 240, [viii] págs. Brochado. Preserva as capas de brochura. Deve ser encadernado.

Obra dedicada ao Rei D. Pedro V. Na prefação o autor declara: « Foi nosso principal empenho dizer, em cada artigo, só o necessário para precisar as significações dos vocabulos, e marcar-lhes as diferenças, e enriquecer o nosso Diccionario ou Ensaio ...».

Os artigos que não se encontravam em outras obras do mesmo tipo são marcados com um asterisco. Nas páginas 223 a 240 tem um índice dos vocábulos a três colunas, as oito páginas finais contêm anúncios de obras recentemente publicadas pelo editor e um catálogo de romances.     

Era, à época, o melhor dicionário de sinónimos existente no mercado e por isso foi feita esta 2ª edição melhorada, como assinala Inocêncio.

Inocêncio V, 16-17. D. JOSÉ MARIA DE ALMEIDA E ARAUJO CORRÊA DE LACERDA, [Vila Real 1802 - Lisboa 1877] ... do Conselho de Sua Magestade, Fidalgo da Casa Real, Commendador da Ordem de N. S. da Conceição; Deão da Sé Patriarchal de Lisboa; Reitor do Lyceu Nacional e Commissario dos Estudos no districto de Lisboa; Membro do Conselho geral de Instrucção Publica; Deputado ás Côrtes em varias legislaturas; Socio da Academia Real das Sciencias de Lisboa, etc. - ... e foi filho do conselheiro José Joaquim de Almeida e Araujo Corrêa de Lacerda, de quem já se fez memoria no tomo IV. Em 1818 tomou o habito na congregação dos Conegos regentes de Sancto Agostinho, e foi n'ella por algum tempo Professor de Philosophia racional e moral, no mosteiro de S. Vicente de fóra de Lisboa, até sahir para o seculo em 1826, passando então a ser provido no beneficio de Thesoureiro mór da sé da Guarda. - E.  

Do Diccionario dos Synonymos se tiraram exemplares em separado, não só no mesmo formato, mas tambem no de 8.º gr., e estes com o seguinte frontispicio:

4054) Novissimo Diccionario dos Synonymos da lingua portugueza, com reflexões criticas. Segunda edição correcta e emendada. Lisboa, Typ. de Sousa & Filho 1860. 8.º gr. de VIII240 pag. - O editor fez tirar alguns em papel de cores para brindes particulares, e d'estes possuo um, com que quiz presentearme. Esta denominada segunda edição,... contêm comtudo alterações, e correcções que a tornam mais apreciavel.

 

Referência: 1601IA045
Local: I-62-C-12


Caixa de sugestões
A sua opinião é importante para nós.
Se encontrou um preço incorrecto, um erro ou um problema técnico nesta página, por favor avise-nos.
Caixa de sugestões
 
Multibanco PayPal MasterCard Visa American Express

Serviços

AVALIAÇÕES E COMPRA

ORGANIZAÇÃO DE ARQUIVOS

PESQUISA BIBLIOGRÁFICA

free counters