RUGENDAS. (Johann Moritz) HABITANTE DE GOYAS, QUADRO A ÓLEO PINTADO SOBRE MADEIRA.

     
English   
 
   

Clique nas imagens para aumentar.



SILVA, António da. DIRECTORIO PRATICO DA PRATA, E OURO,

EM QUE SE MOSTRAM AS CONDIC,OENS, com que se devem lavrar estes dous nobilíssimos Metaes; para se evitarem nas obras os enganos; & nos artificies os erros. OFFERECIDO A’ MAGESTADE DEL-REY N. S. D. JOAM V. POR ANTONIO DA SYLVA, Ensayador da Casa Real da Moeda, & Ourives da Prata nesta Corte, & Cidade de Lisboa Occidental. LISBOA OCCIDENTAL; Na Officina de MIGUEL MANESCAL, Impressor de S. Officio, & da Serenissima Casa de Bragança. Anno M. DCCXX. [1720].

In 4º (20x14 cm) com [24], 551 págs.

Encadernação tardia (séc. XX) inteira de pele com ferros a ouro na lombada.

Profusamente ilustrado com tabelas e cálculos.

1ª edição.

Obra profusamente ilustrada com tabelas de composição das ligas metálicas de prata e ouro; e com os cálculos matemáticos dos quilates.

Inocêncio I, 269 e VIII, 305: « Antonio da Silva (4º), Ourives da prata e Ensaiador da Casa da Moeda de Lisboa. Foi natural da mesma cidade, e n’ella m. a 8 de Novembro de 1723. - E. 1504) (C) Directorio da Prata e Ouro em que se mostram as condições com que se devem lavrar estes dous nobilissimos metaes, etc. Lisboa, por Miguel Manescal 1720. 4.º de XXII-551 pag. - Ibi, na Reg. Off. Typ. 1771. 4.o de egual numero de pag. Esta segunda edição não accusa em parte alguma a existencia da primeira, e por isso parece unica a quem não conhecer a anterior. Eu possuo um exemplar da primeira, e vi um da segunda em poder do sr. Figaniere. O preço d’este livro, que não é vulgar, regula entre 480 e 600 réis: e sei de algum vendido por 720. [...] A primeira edição do Directorio da prata e ouro (n.º 1504) datada de 1720, contém ao todo XXIV551 pag., contando o anterosto. A segunda de 1771 contem XVI551 pag., havendo nesta um salto na paginação de III a VI. Tem a primeira mais que a segunda varias poesias encomiasticas dirigidas ao auctor do livro, a saber: um romance, quatro sonetos, uma decima, e epigrammas, o que tudo occupa VIII paginas, e dessa falta provêm a differença que se observa nas folhas preliminares entre uma e outra edição ».

Referência: 1510JC016
Local: M-9-F-10


Caixa de sugestões
A sua opinião é importante para nós.
Se encontrou um preço incorrecto, um erro ou um problema técnico nesta página, por favor avise-nos.
Caixa de sugestões
 
Multibanco PayPal MasterCard Visa American Express

Serviços

AVALIAÇÕES E COMPRA

ORGANIZAÇÃO DE ARQUIVOS

PESQUISA BIBLIOGRÁFICA

free counters