RUGENDAS. (Johann Moritz) HABITANTE DE GOYAS, QUADRO A ÓLEO PINTADO SOBRE MADEIRA.

     
English   
 
   

Clique nas imagens para aumentar.



BAPTISTA DE CASTRO. (João) MAPPA DE PORTUGAL ANTIGO E MODERNO.

Pelo Padre Bautista de Castro Beneficiado na Santa Basilica Patriarchal de Lisboa. Tomo Primeiro Parte I e II. [+ Tomo Segundo Parte III e IV + Tomo Terceiro Parte V + Suplemento]. 3ª edição revista e accrescentada por Manoel Bernardes Branco. Typ. do Panorama. Lisboa. MCCCLXX [1870].

Obra em 3 Tomos (com 5 Partes) e 1 Suplemento, encadernados em 2 volumes.

In 4º (de 21,5x14,5 cm) com [8], 288;  [8], 292;  356, (ii); e 398 págs.

Encadernações da época, inteiras de pele mosqueada, com finos ferros a ouro nas lombadas e nos rótulos verdes.

Exemplar apresenta no primeiro volume apontamentos coevos, manuscritos a lápis nas folhas de guarda  e breves, mas relevantes, notas a tinta nas margens do texto.

Obra com a descrição da geografia, história e demografia de Portugal, com quadros (tabelas) históricos, político-administrativos, económicos e geográficos para cada região. Apresenta igualmente o comércio e a estrutura industrial do país na época desta edição.

Inocêncio III, 171 e 300: « Mappa de Portugal. Lisboa, por Miguel Manescal da Costa 1745. Em 1870, nova edição, revista e acrescentada pelo sr. Manuel Bernardes Branco, em 4.º, 4 tomos. Com relação a preços, ainda hoje se nota variedade, por modo que a 2.ª edição, em diversos leilões, tem obtido desde 2$200 até 6$500 reis (leilões das bibliothecas de Innocencio e Gubian). No de Castello Melhor appareceram dois exemplares, que foram vendidos por 3$200 e 2$300 réis, sendo este ultimo mais aparado e manchado.

João Batista de Castro, Presiytero secular, Beneficiado na Sancta Egreja Patriarchal de Lisboa. Esteve por algum tempo em Roma e visitou várias cidades e terras na Itália. Nasceu em Lisboa a 2 de Fevereiro de 1700, e morreu (segundo diz o auctor da Bibl. Hist. de Portugal) em 1775'.

O Roteiro foi repetidas vezes reimpresso em separado, descreve as vias militares e as pontes desde o tempo dos romanos; as viagens de Lisboa para as cidades e vilas do país; e os melhores caminhos de Inverno ».

A estrutura da obra:

Parte I. «Comprehende a situação, etymologia, e clima do reino; memoria de algumas povoações que se extinguiram; descripção circular; divisão antiga e moderna, montes. rios, caldas, fertilidade, mineraes, moedas, lingua, genio e costumes portuguezes».

Parte II. «Contém a origem e situação dos primeiros povoadores da Lusitania, entrada e domínio dos Fenicios, Carthaginezes, Romanos, Godos, e Mouros; erecção da monarchia portugueza, e as principaes acções de seus augustos monarchas, rainhas, principes, e infantes; gouerno da Casa Real; e outras noticias politicas».

Parte III. «Trata do estabelecimento e processos da religião em Portugal; das ordens militares que n'elle existem, è das que se extinguiram; de todas as ordens religiosas e mais congregações; com a expressão dos conventos e mosteiros que tem cada uma, e annos das suas fundações, pontifices e cardeaes portuguezes varões insignes em santidade e virtude; reliquias notavéis; e imagens milagrosas».

Parte IV. «Mostra a origem das letras e universidades n'este reino, os escriptores mais famosos que têem havido n'elle em todo o genero de litteratura; o Militar, com os presídios e forças de mar e terra, os varões mais insignes em armas; e algumas victorias assignaladas, que os portuguezes têem alcançado de varias nações».

Parte V. «Recopila em taboas topographicas as principaes povoações da provincia da Estremadura, e descreve as partes mais notaveis da cidade de Lisboa, antes e depois do grande terremoto».

Referência: 1510JC012
Local: I-16-D-60


Caixa de sugestões
A sua opinião é importante para nós.
Se encontrou um preço incorrecto, um erro ou um problema técnico nesta página, por favor avise-nos.
Caixa de sugestões
 
Multibanco PayPal MasterCard Visa American Express

Serviços

AVALIAÇÕES E COMPRA

ORGANIZAÇÃO DE ARQUIVOS

PESQUISA BIBLIOGRÁFICA

free counters