RUGENDAS. (Johann Moritz) HABITANTE DE GOYAS, QUADRO A ÓLEO PINTADO SOBRE MADEIRA.

     
 
 

Recuperar password

Livros disponiveis: 79715

English   
 
   

Clique nas imagens para aumentar.



GRISLEY. (Gabriel) DESENGANO PARA A MEDICINA,

OU BOTICA PARA TODO o pay de Familas. Consiste na declaração das qualidades, e virtudes de 260. hervas, com o uso dellas, TAMBEM DE SESSENTA AGOAS distilladas, com as regras da Arte de distillação. COMPOSTO POR GABRIEL GKISLEY Medico Alemaõ. LISBOA: Na Offic. de FILIPPE DE SOUZA VILELLA. MDCCXIV. [1714] Com todas as licenças necessarias.

In 8º de 14,5x9,5 cm. com 351, [i em br.] págs. Encadernação da época inteira de pele, cansada e manuseada, lombada com rasgões e falta pele na parte inferior. 

Impressão em caracteres redondos e alguns itálicos nas introduções de cada subdivisão e nos índices, ornamentada com cabeções, iniciais decoradas e florões de remate. 

Exemplar manuseado e alguma oxidação do papel com rasgões em algumas folhas, sem afectar o texto e outras quase soltas.

Contém extensas anotações nas folhas de guarda e na última página em branco. Sublinhados da época a tinta e outros mais recentes a lápis ao longo do texto. Na folha de rosto existe uma indicação: «Vide a pág. 328» e na página 328 uma nota bibliográfica referindo uma nova edição desta obra em 1857.

Inclui prólogo ao leitor e está dividida em dois desenganos, o primeiro com três canteiros e o segundo que  trata da arte de destilar. Contém um índice alfabético dos nomes das ervas, árvores, frutos, raízes e sementes referidos no texto e outro índice dos achaques e enfermidades.  

4ª Edição muito rara de uma obra de grande valor para o estudo dos conhecimentos botânica, de farmacologia no Século XVIII e da medicina tradicional, que se manteve em uso em muitos casos até aos nossos dias. Trata-se de uma variante de que só existe um exemplar na PORBASE.

A 1ª edição saiu em Lisboa, Henrique Valente de Oliveira, 1656, a 2ª em Coimbra, Oficina de Tomé de Carvalho 1669 (Inocêncio não regista) a 3ª em Lisboa, Manuel Lopes Ferreira, 1690, no mesmo ano de 1714 saiu 5ª edição em Coimbra, Oficina de José Antunes da Silva e posteriormente foi publicada 6ª edição, Lisboa Domingos Gonçalves, 1757 e uma 7ª edição em 1851.

Inocêncio III, 105. Refere esta 3ª edição, mas não viu nenhum exemplar, pois não refere a gralha no apelido do autor, que regista na 4ª edição, não dá a respectiva paginação nem o impressor.   

 


Temáticas

Referência: 1508JC032
Local: M-5-E-4

Indisponível





Caixa de sugestões
A sua opinião é importante para nós.
Se encontrou um preço incorrecto, um erro ou um problema técnico nesta página, por favor avise-nos.
Caixa de sugestões
 
Multibanco PayPal MasterCard Visa American Express

Serviços

AVALIAÇÕES E COMPRA

ORGANIZAÇÃO DE ARQUIVOS

PESQUISA BIBLIOGRÁFICA

free counters