RUGENDAS. (Johann Moritz) HABITANTE DE GOYAS, QUADRO A ÓLEO PINTADO SOBRE MADEIRA.

     
 
 

Recuperar password

Livros disponiveis: 78939

English   
 
   

Clique nas imagens para aumentar.



STOOTER. (Johan) ARTE DE BRILHANTES VERNIZES,

e das Tinturas, Fazellas, e como se deve obrar com ellas. E DOS INGREDIENTES DE QUE OS ditos se devem Compôr: huma larga explicaçaõ, da origem e das naturezas; propria para os Mestres TORNEIROS, PINTORES, E ESCULTORES. Como também huma offerta de 18, ou 20 RECEITAS CORIOSAS, e necessárias para os Ourives de Ouro, Prata, e os Relojoeiros, e mais Artistas. POR JOAÕ STOOTER Natural de Anveres, Provincia de Brabante perito no Rachar, e lavar Diamantes. LISBOA: Na Offic. De José de Aquino Bulhoens. Anno de 1786. Conliç[ensa] da Real Mês[a] Cens[oria]. Vende-se na casa de José Luis de Cravalho, Mercador de Livros, e morador na Calçada de S. Anna a onde acharáõ hum grande sortimento de Livros de varias faculdades. [Lisboa, 1786].

In 8ª. 9x14,5 cm. Com 223 págs.

Encadernação da época, inteira de pele mosqueada, com nervos, rótulo amarelo e ferros com motivos vegetalistas gravados a ouro na lombada.

Segunda edição desta obra, não existindo exemplares em bibliotecas públicas. A primeira edição foi publicada em Antuérpia no ano de 1729.

Inocêncio não refere a colação e não terá visto qualquer exemplar, no entanto refere a 3ª edição de 1825.

Manual importante e muito raro sobre trabalhos de dourador e preparação de verniz. Era destinado a marceneiros, pintores, escultores, metalúrgicos, iluminadores, e outros artesãos que aplicam revestimentos decorativos em madeira, metal, mármore, e superfícies de papel.

O manual é de grande interesse, não só para registar segredos comerciais que raramente eram registados em papel, mas também pelo que pode revelar sobre técnicas artesanais que entraram na Europa através de contactos portugueses com o Japão, China e Índia.

Intrigado pela belo trabalho de lacagem que viu ser feito em Lisboa e noutros locais de Portugal, Stooter partiu para descobrir os métodos dos artesãos e aqui apresenta as suas descobertas com considerável detalhe.

Obra que se debruça sobre os processos de obtenção de tintas, vernizes e diluentes. No entanto as origens e os processos utilizados não são de síntese, isto é, não permitem obter na origem os materiais sintéticos ou sintetizados e não permitem decompor as matérias-primas. Os processos utilizados são a mistura e a destilação em banho-maria.

Os produtos interessantes citados na obra são o verniz-cola para aplicação em primário, do género tapa-poros, a ser acabado com pedra-pomes ou lixa (pág. 19). A goma-laca feita de seiva das árvores (pág. 43). A forma de realçar as cores com a adição de pedra-ume (pág. 53). A utilização de diluente junto com goma-laca (pág. 61). A produção de betume de embutir composto por lacre, pez e resina (pág. 91).

De notar as variadas referências ao longo da obra ao melhor e mais fino verniz para revestimentos de madeira: o verniz copal (oriundo das árvores do copal da América central) que permite até 8 demãos de revestimento finíssimo.

Stooter, natural de Antuérpia, foi cortador de diamantes e comerciante em Lisboa durante mais de 26 anos. Também escreveu (em português) um manual muito raro para armeiros e/ou espingardeiros. [...]

 Translation of the title page: « The Art of the Bright Varnish and how to make, paint and work with inks. The ingredients from which the inks should be composed and made; an explanation on the origin and nature of the inks, suitable for the masters of carpentry, painters and sculptors. This work includes the offer of 18 or 20 curious and necessary recipes for goldsmiths who work in gold and silver, and also for watchmakers. By Johan Stooter, native of Anvers / Antwerp, in the province of Brabant, and expert in the lapidating of diamonds.»

In octavo. 9x14.5 cm. 223 pp.

Contemporary full mottled calf, spine with raised bands, yellow label and gilt tools.

2nd edition. Not present at BNP (Portuguese National Library) or any other catalogues. Inocêncio mentions it but there is no collation (did not see or checked physically a copy). Also reffers a 3rd edition in 1825.

Important and very rare manual on lacquer work, gilding, and varnish preparation. It was intended for cabinetmakers, woodworkers, painters, sculptors, metalworkers, illuminators, and other artisans who apply decorative coatings to wood, metal, marble, and paper surfaces.

Stooter's manual is of great interest, not only for recording trade secrets that were rarely committed to paper, but for what it may reveal about craft techniques that entered Europe via Portuguese contacts with Japan, China, and India.

Intrigued by the beautiful lacquer ware he saw being made in Lisbon and elsewhere in Portugal, Stooter set out to discover the craftsmen's methods and here presents his findings in considerable detail.

Work that focuses on the processes for obtaining paints, varnishes and thinners. However the origins and processes used are not synthetic, i.e. they do not allow the synthetic or synthesized materials to be obtained at source and do not allow the raw materials to be decomposed. The processes used are mixing and distillation in a water bath (bain marie).

Interesting products mentioned in the book are varnish-glue for primer application, of the surface-filling kind, to be finished with pumice stone or sandpaper (p. 19). Shellac made from tree sap (p. 43). The way to bring out the colors with the addition of pumice stone (p. 53). The use of thinner along with shellac (p. 61). The production of inlay putty composed of sealing wax, pitch and resin (p. 91).

Noteworthy are the various references throughout the work to the finest and best varnish for wood coatings: copal varnish (from the copal trees of Central America) that allows up to 8 layers of the finest coating.

Stooter, a native of Antwerp, was a diamond cutter and merchant in Lisbon for more than 26 years. He also wrote (in Portuguese) a very rare manual for gunsmiths […]

Referências/References:

Richard Ramer; Inocêncio IV, 44-5 sem qualquer informação sobre o autor, dando o título como Arte de fazer vernizes, e sem data ou colação (without any information on the author, giving the title as Arte de fazer vernizes, and without date or collation) and X, 363; Cf. Avila-Perez 7506, citando uma edição de Lisboa, 1825 (citing a Lisbon, 1825 edition); Monteverde 5255 e 5256, para dois exemplares da edição de Lisboa, 1786 (for two copies of the Lisbon, 1786 edition). Não referido em (Not in) Azevedo-Samodães ou (or) Ameal. Porbase localiza apenas um único exemplar [da primeira edição], na Biblioteca Nacional de Portugal (locates only a single copy [of the first edition], at the Biblioteca Nacional de Portugal). Copac repete a (repeats the) British Library. Não está em (not in) Melvyl, Iris, Orbis. Temos conhecimento de um exemplar [1ª edição] em (we know of a copy [1st edition] at) Harvard University's Houghton Library [HOLLIS Number: 009485699].


Temáticas

Referência: 1508JC014
Local: M-11-C-34

Indisponível





Caixa de sugestões
A sua opinião é importante para nós.
Se encontrou um preço incorrecto, um erro ou um problema técnico nesta página, por favor avise-nos.
Caixa de sugestões
 
Multibanco PayPal MasterCard Visa American Express

Serviços

AVALIAÇÕES E COMPRA

ORGANIZAÇÃO DE ARQUIVOS

PESQUISA BIBLIOGRÁFICA

free counters