RUGENDAS. (Johann Moritz) HABITANTE DE GOYAS. Quadro a óleo pintado sobre madeira.

     
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GAMA MACHADO, José Joaquim da. THÉORIE DES RESSEMBLANCES [4º VOLUME],

OU ESSAI PHILOSOPHIQUE SUR LES MOYENS DE DÉTERMINER LES DISPOSITIONS PHYSIQUES ET MORALES DES ANIMAUX, D’APRÈS LES ANALOGIES DE FORMES, DE ROBES ET DE COULEURS. Quatrième Partie formant la suite de la Théorie des Ressemblances, et contenant quelques considèrations sur la Greffe, La Rose verte, l’Éperlan, la Pensée chez les plantes, l’Hérédité et le Hasard, ainsi que sur l’impossibilité de reconnaître, à l’aide du squelette seulement, les animaux réputés antédiluviens, étant privés de leurs robe. Par Le Ch[evali]er da Gama Machado, Conseiller de la légation de Portugal à Paris, Membre de l’Academie des Sciences de Lisbonne, etc. IMPRIMERIE DE J. CLAYE. PARIS. 1858.

In fólio (35x26,5 cm) com [5], 147 págs.

Encadernação da época, em percalina vermelha, com rótulo preto em pele na lombada.

Ilustrado com 11 cromolitografias impressas por Kaeppelin, em Paris, intercaladas em extratexto.

Exemplar com dedicatória do autor no verso da folha de guarda anterior, dirigida ao seu sobrinho João Carlos d’Azevedo.

Obra raríssima da qual o autor publicou um total de 4 volumes entre 1831 e 1858, apresentando uma teoria da difusão (uma das formas elaboradas da teoria do evolucionismo físico) sobre a migração das características genéticas dos seres vivos, entre os vegetais e os animais.

Contém vários índices e sumários para fácil consulta da obra, entre os quais: "Exposé sommaire", i.e. índice dos lugares e coisas mais importantes do texto com mais de 300 entradas; "Table des matières par ordre alphabétique" ou índice de assuntos temas; "Table des noms par ordre alphabetique" ou índice onomástico.

Nas páginas preliminares encontram-se dois índices: "Matières continues dans ce volume" (cerca de 21 matérias ou temas principais); e um índice das gravuras, o qual transcrevemos: 1) L’oranger [de Portugal] greffé sur le mûrier; 2) Le poirier greffé sur l’aubépine; 3) La crassane greffée sur le beurré gris; 4) La duchesse greffée sur le beurré gris 5) La poire Prince d’Aremberg grefée sur le cognassier 6) La rose Fellemberg et la rose Aimée Vibert greffées sur l’églantier 7) La rose verte; 8) L’Éperlan 9) L’insecte Feuille ambulante et l’insecte Spectre; 10) Visite faite à l’auteur par S. A. R. le duc d’Oporto; 11) Deux veuves du Sénégal de nos volières et leur squelettes.

Magnífica impressão da parte do texto e da parte das cromolitografias. Salientamos a bela cromolitografia da laranjeira de Portugal (dita também da Baía), enxertada sobre um ramo de amoreira, e a gravura com a visita do Duque do Porto (o futuro Rei de D. Luís I de Portugal 1838-1889), observando o laboratório do autor.

INOCÊNCIO IV, 389-390“José Joaquim da Gama Machado, Fidalgo da C. R., Comendador da Ordem de Cristo, Conselheiro de embaixada em Paris, Socio da Academia Real das Ciêencias de Lisboa, e de outras corporações cientificas estrangeiras, etc. N. em Lisboa na freguesia de S. Paulo, pelos anos de 1776. Foi educado em França desde a idade de oito anos, e empreendeu depois algumas viagens a países mais ou menos distantes, assentando a final a sua residência em Paris [...]. Aos cinquenta anos de idade começou a dar-se com afã ao estudo da História Natural, ajuntando uma copiosíssima colecção de aves e animais de varias espécies, cujos costumes e inclinações indagou por muito tempo com espirito de curiosa e perseverante observação. Deste estudo sistemático resultou a obra notável por ele publicada, e que descrevo em seguida.

Acerca dos seus trabalhos e sistema dá extensas noticias Mr. Champfleury no livro intitulado Theorie des Ressemblances, ou Essai philosophique sur les moyens de déterminer les dispositions physiques et morales des animaux, d’après les analogies de formes, de robes et de couleurs: par le Ch.er da G. M. […] Orné de vingt planches. París, Impr. de H. Fournier 1831. 4.º max. de IV 133 pags., a que se segue um apêndice, com duas folhas, gravadas em chapa, e estampadas por uma só face, e mais quatro estampas, além das vinte acima enunciadas, todas coloridas, como aquelas. Seconde partie. Orné de neuf planches. París, pelo mesmo Impressor 1836. 4.º max. de IV 196 pag., e mais uma com o indice. Troisieme partie, formant le complement de la Théorie des Ressemblances. París, pelo mesmo 1844. 4.º max. de XXI 206 pag., e mais uma de índice. Com uma estampa. Quatrième partie, formant la suite de la Théorie des Ressemblances, etc. París, Imp. de J. Claye 1858. 4.º max. de VII 147 pag. Com onze estampas. Há em Lisboa exemplares d’esta obra (de magnifica execução tipográfica) na Bilbioteca Nacional, e na livraria da Academia Real das Ciências.”

 In folio (35x26,5 cm) [5], 147 pp.

Binding: contemporary red percaline with calf black label.

Illustrated with 11 chromolithographies hors-text printed by Kaeppelin, in Paris.

Copy with a handwritten dedication of the author addressed to his nephew on the first blank page.

Very rare book. 

A work published in four volumes between 1831 and 1858, presenting a theory of diffusion (an elaborated form of the theory of physical evolution) on a migration of genetic characteristics of the living beings; between plants and animals.

It contains various indexes and tables of contents for easy consultation of the work, including: Exposé sommaire or Index of most important things and sentences on text with more than 300 entries; Table des matières par ordre alphabétique des themes or index subjects and themes; Table des noms par ordre alphabétique or name index. In the preliminary pages there are two indices: Matières continues dans ce volume (about 21 main themes); and an index of the pictures, which we quoted before.

Magnificent printing of the text and of the coloured prints.

We point out the beautiful chromolithography of an orange tree from Portugal (also known as Baya) grafted on a mulberry branch, and the picture with the visit of the Duke of Oporto (the future King Luis of Portugal from 1838 to 1889), visiting the author"s laboratory.

Inocêncio IV, 389-390 'There are in Lisbon copies this work (of magnificent typographic execution) in the National Library, and at the Royal Academy of Sciences '.

Referência: 1507JC013
Local: M-12-A-3


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