RUGENDAS. (Johann Moritz) HABITANTE DE GOYAS. Quadro a óleo pintado sobre madeira.

     
English   
 
   

Clique nas imagens para aumentar.



CAMINHA E MENEZES. (António, Marquês de Resende). MEMÓRIA HISTÓRICA DE D. Fr. FRANCISCO DE S. LUIZ SARAIVA

Monge beneditino da congregação de Portugal, Cardeal Patriarcha de Lisboa, Conselheiro de Estado Effectivo, Ministro de Estado Honorario, Vice-Presidente da Camara dos Pares e da Academia Real das Sciencias de Lisboa, sócio de outras academias estrangeiras. Tirada dos seus escriptos acompanhada de notas e peças justificativas e offerecida á mesma academia pelo Marquez de Rezende seu sócio nacional correspondente. Typographia da Academia. MDCCC LXIV [1864].

De 27x21 cm. com 201-(i) págs.

Encadernação recente, ao gosto da época, com lombada e cantos em pele e pastas forradas a papel marmoreado. Nervos, ferros a ouro e rótulos pretos na lombada.

Obra apresenta o retrato e todas as estampas muito raras, as quais constam na última folha inumerada, mencionadas no aviso à colocação das estampas, sendo as mesmas referidas por Inocêncio (VIII, 314 e IX, 323):

«Para a biographia do erudito prelado e laboriosissimo escriptor possuimos hoje os mais amplos e veridicos esclarecimentos na Memoria historica tirada de seus escriptos, e acompanhada de notas e peças justificativas pelo sr. Marquez de Resende, impressa pela Academia das Sciencias em 1864. Entre essas peças justificativas avulta um bom numero de cartas de correspondencia, tanto official como particular, e outras propriamente litterarias, que todas deveriam achar logar (com as muitas que ainda andam espalhadas, e de que eu mesmo conservo algumas autographas) na collecção das obras do Cardeal, se a publicação d'estas viesse a completar-se; do que parece não restar já esperança, nem probabilidade, decorridos como são para mais de quinze annos, depois que a edição do tomo I, feita em 1855 e promptamente exhausta, deixou até hoje os leitores na mallograda expectativa dos volumes seguintes.

Na referida Memoria vem de pág. 164 a 168 uma noticia de obras, que o sr. conselheiro Antonio Marques Correa Caldeira, depois da rebusca que deu, accrescentou ao indice que publicara n'aquelle tomo I das producções de seu illustre tio. Deve-se porém á verdade a declaração de que entre essas obras que se dizem rebuscadas e accrescentadas, figuram não poucas impressas, e já por mim em 1859 dadas em supplemento ao indice alludido. Se n'isso póde haver algum merito, não é justo que eu seja d'elle privado. Como a Memoria é vulgar, e se acha ao alcance de todos, parece-me superfluo reproduzir para aqui os accrescentamentos, no que diz respeito a manuscriptos'...'Memoria historica de D. Fr. Francisco de S. Luis Saraiva, monge benedictino, cardeal patriarcha de Lisboa. etc. etc. Tirada dos seus escriptos, acompanhada de notas e peças justificativas, e offerecida á Academia. Lisboa, Typ. da Academia 1864. 4.º gr. de IV-201 pag., e mais uma de errata. Os exemplares postos á venda por s. ex.ª são ornados de estampas descriptivas e de um retrato, o que tudo mandou tirar á sua custa, tendo a delicadeza de offerecer desses exemplares aos academicos que estiveram presentes nas diversas sessões em que fez leitura daquelle seu trabalho».

Referência: 1505NL017
Local: M-13-E-27


Caixa de sugestões
A sua opinião é importante para nós.
Se encontrou um preço incorrecto, um erro ou um problema técnico nesta página, por favor avise-nos.
Caixa de sugestões
 
Multibanco PayPal MasterCard Visa American Express

Serviços

AVALIAÇÕES E COMPRA

ORGANIZAÇÃO DE ARQUIVOS

PESQUISA BIBLIOGRÁFICA

free counters