RUGENDAS. (Johann Moritz) HABITANTE DE GOYAS, QUADRO A ÓLEO PINTADO SOBRE MADEIRA.

     
English   
 
   

Clique nas imagens para aumentar.



RODRIGUES LOBO. (Francisco) PRIMAVERA [1ª a 3ª Parte+SENECA Y NERON].

PASTOR PEREGRINO. DE FRANCISCO RODRIGVEZ LOBO. SEGVNDA PARTE DA SVA Primauera. (Marca do impressor xilogravada) Com todas as licenças necessarias. EM LISBOA. Por Antonio Aluarez Impressor DelRey N. S. de 1651.

In 8º (de 15x9,5 cm) com [1],172 fólios.

Seguido de: O DESENGANADO DE FRANCISCO RODRIGVEZ LOBO. TERCEIRA PARTE DA SVA Primauera. (Marca do impressor xilogravada) Com todas as licenças necessarias. EM LISBOA. Por Antonio Aluarez Impressor DelRey N. S. de 1651.

In 8º De 15x9,5 cm. Com [2],126 [i.é 128] fólios.

Seguido de: PRIMAVERA DE FRANCISCO RODRIGVEZ LOBO. De nouo emmendada; & acrescentada na terceira impressaõ pello mesmo Autor. (Marca do impressor xilogravada) Com todas as licenças necessarias. EM LISBOA. Por Antonio Aluarez Impressor DelRey N. S. de 1651.

In 8º De 15x9,5 cm. Com [4],342 [i.é 336] págs.

Junto com: SENECA, Y NERON. COMPVESTO POR DON Fernando Aluaro Diez de Aux y Granada. DIRIGIDO Al señor Iuan Rodriguez de Saà Conde de Penaguiaõ, Camarero mayor de su Magestad, y de su Consejo de Guerra, &c. Con licencia, y Priuilegio Real, En Lisboa. Por Manoel Gomes de Caruallo, y a su costa. Año M.DC.XXXXVIII [1648].

In 8º De 15x9,5 cm. Com [8], 160 [i.é 162] págs.

4 obras encadernadas em 1 volume de 16x11 cm.

Encadernação da época em pergaminho rígido com o título manuscrito na lombada e a indicação A.D. 1651.

Erros de paginação e variantes: DESENGANADO vários erros de paginação, a seguir à folha 53 tem 52 e depois segue errada. PRIMAVERA vários erros de numeração, salta de 22 para 27 e de 142 para 145. O colofon indica o ano de 1650. SENECA, Y NERON:0 vários erros de paginação, tem 126 em lugar de 128. Este exemplar pertence à variante representada pelo exemplar da BNP, SA 1742 P, caracterizada por ter um florão de remate constituido por vinhetas tipográficas.

A trilogia pastoril Primavera está encadernada pela ordem inversa das suas partes. O texto em prosa das novelas é impresso em caracteres redondos e as poesias nelas inseridas em caracteres itálicos.

Edições muito raras da trilogia pastoral em três partes, Primavera (6ª Ed.), Pastor Peregrino (3ª ed.) e Desenganado (2ª ed.) de Francisco Rodrigues Lobo, sendo desconhecida a existência de um conjunto, desta edição, completo como este. A Primavera (1ª Parte) é rarríssima não sendo conhecido qualquer exemplar em bibliotecas públicas portuguesas.

A obra Seneca y Neron escrita em castilhano tem dedicatória, em Português, do impressor dirigida a D. João Rodrigues de Sá, Conde de Penaguião, considerando que é obra muito adequada ao referido conde, por tratar de matérias de política e razão de estado.

A novela pastoril foi um género literário, composta por prosa e verso, de grande popularidade desde o século XVI ao século XVIII, Primavera de Francisco Rodrigues Lobo foi editada numerosas vezes, é a mais célebre e a de mais elevada qualidade literária de todas elas e por isso continua a ser muito estudada até aos nossos dias (Ricardo Jorge, Maria de Lourdes Belchior Pontes).

Pela excelência literária, a grande raridade do conjunto de exemplares e o excelente estado de conservação é um peça única e de grande valor.

Barbosa Machado II, 243; Inocencio III, 46 «Da maior parte d'estas edições, mencionadas aqui sob a fé de Barbosa, não tenho podido ver algum exemplar. IX, 368 Ás edições da Primavera, que ficam mencionadas (n.º 1758) póde accrescentar-se uma, de que vi o exemplar que possue o meu amigo J. da C. Cascaes, feita em Lisboa, por Antonio Alvares 1651. 8.º, se é que não for esta a mesma que descrevi como de 1650, sob a fé de Barbosa Machado; o que estou inclinado a crer, até pela data das respectivas licenças.»; Ricardo Jorge 390 e 402; Palau 17275; Arouca L 300. 

SENECA Y NERON: Gallardo 2, 2191; Palau a seguir a 73727; Arouca G 152.

Referência: 1505JC005
Local: M-9-C-40


Caixa de sugestões
A sua opinião é importante para nós.
Se encontrou um preço incorrecto, um erro ou um problema técnico nesta página, por favor avise-nos.
Caixa de sugestões
 
Multibanco PayPal MasterCard Visa American Express

Serviços

AVALIAÇÕES E COMPRA

ORGANIZAÇÃO DE ARQUIVOS

PESQUISA BIBLIOGRÁFICA

free counters