RUGENDAS. (Johann Moritz) HABITANTE DE GOYAS. Quadro a óleo pintado sobre madeira.

     
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ALCIATI, Andreae EMBLEMATA.

Cum Claudij Minois ad eadem Commentariis & Notis Posterioribus. Quibus Emblematum omnium aperta origine, mens auctoris explicatur, & obscura omnia dubiaque illustrantur. LUGDVNI. APVD HAERED. GVLIELMI ROVILLII. M.D.C. [Lyon, 1600].

In 8º (17x11,5 cm). Col: [31], 816, [29] págs.

Encadernação da época, inteira de pele, com ferros a ouro e a seco rolados em esquadrias nas pastas e com ferros dourados em super-libris (com o emblema de Agnus Dei em ambas as pastas).

Obra ilustrada com gravuras de emblemática [emblemata] reproduzindo elementos arquitecturais, com motivos sagrados e motivos profanos, acompanhando os comentários às máximas ou motes latinos.

Os livros de “emblemática” contendo representações pictóricas cujo significado simbólico é expresso em palavras foram produzidos em grandes quantidades e em vários idiomas durante os séculos XVI e XVII. Nos estudos do Renascimento e do Barroco, os críticos literários e os historiadores de arte reconhecem cada vez mais a importância deste tema: emblema/emblemática.

A emblemática fornece pistas importantes e mostra - com brevidade de estilo – a preocupação com a natureza eterna do homem e as suas contradições; o ouvido atento ao discurso oral popular; o desdobramento da personalidade; a loucura; a reflexão sobre a existência humana; a relação entre o homem e a mulher; a luta entre a razão e a paixão; e uma sátira à sociedade, às suas regras e aos seus governantes.

A beautifully illustrated book with Emblematic - or emblemata - engravings with scriptural (written) mottoes and commentary.

Contemporary binding in full calf - blind tooled in decorative frames and gilt super-libris of Agnus Dei.

Andrea Alciato or Andreas Alciatus (1492-1550), commonly known as Alciati, was an Italian jurist and writer. He is regarded as the founder of the French school of legal humanists. Alciati is most famous for his Emblemata, published in dozens of editions from 1531 onwards. This collection of short Latin verse texts and accompanying woodcuts created an entire European genre, the emblem book, which attained enormous popularity in continental Europe and Great Britain.

Emblem books containing pictorial representations whose symbolic meaning is expressed in words were produced in great quantities and in numerous languages during the 16th and 17th Centuries. Today literary critics and art historians increasingly recognize the importance of the emblem in Renaissance and Baroque studies. Emblematica provides important clues and shows - with brevity of style - concern for the eternal nature of man and its contradictions, the attentive ear to the popular speech, the unfolding of the personality, madness, the reflection on human existence, the relationship between man and the woman, the struggle between reason and passion, and to the satire of society and its rules and rulers.

Adams I, p. 20 (earlier editions) - Brunet I: 147 ff (many editions). - Landwehr 23-32 (earlier, german printed editions)

Referência: 1502JC026
Local: M-7-D-7


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