RUGENDAS. (Johann Moritz) HABITANTE DE GOYAS. Quadro a óleo pintado sobre madeira.

     
English   
 
   

Clique nas imagens para aumentar.



SANTA ANNA, Joaquim José. ELEMENTOS DE CIRURGIA OCULAR

OFERECIDOS A SUA ALTEZA REAL O SENHOR D. JOÃO PRINCIPE DO BRAZIL POR JOAQUIM JOSÉ DE SANTA ANNA, Lente Oculista do Hospital Real de S. José desta Corte. Na Officina de Simão Thaddeo Ferreira. LISBOA. M. DCC. LXXXXIII. [1793].

In 4º (19,5x14,5 cm) com vii, 279 pags.

Encadernação da época inteira de pele natural.

Ilustrado com 3 estampas desdobráveis: 1 gravura mostrando uma operação cirúrgica e as outras 2 gravuras mostrando os instrumentos científicos da oftalmologia e cirúrgia da época.

Exemplar com corte de folhas marmoreado, folhas decorativas de guarda da época e título de posse (manuscrito e rasurado da época) sobre o pé da folha de rosto.

Este é o primeiro tratado de cirurgia oftálmica impresso em Portugal e encontra-se ilustrado com os instrumentos cirúrgicos e a imagem de um médico a operar um paciente. Demonstra um grau de conhecimentos científicos e recolhe informações dos mais famosos oftalmologistas (da Alemanha, Inglaterra e França) e das ciências auxiliares, suprindo uma lacuna que até então existia. O Dr. Santa Anna faleceu em 1814, tendo a glória de ser o primeiro oftalmologista em Portugal ao elevar este ramo da medicina a um nível até então desconhecido.

Inocêncio IV, 92 e XII, 95: «Joaquim José de Sant’anna: por decreto de 15 de fevereiro de 1783 foi nomeado para exercer, no hospital de S. José de Lisboa, a profissão de cirurgião oculista, na mesma conformidade que a exercera David Filippe Schwartz, seu mestre, curando os enfermos e ensinando a teoria e pratica aos praticantes de cirurgia das aulas do hospital, com o ordenado anual de 140$000 réis, sem mais algum estipendio. Para regular o estudo, escreveu e publicou os seus Elementos de cirurgia ocular (nº 1626), obra em que mostra suficiente instrução e conhecimento da filosofia médica do seu tempo, e que não lhe eram estranhas as teorias dos mais distintos oculistas de Alemanha, Inglaterra e França, mostrando se igualmente conhecedor das ciências acessórias, de sorte que o seu compendio coordenado e escrito com método, veio suprir a lacuna que havia n'este ramo, e facilitar o estudo aos que se lhe dedicassem. Era também, ao que se afirma, excelente operador. Padeceu desgostos e contrariedades da parte dos seus colegas, e teve de sustentar se contra as intrigas, que afinal prevaleceram, ficando por portaria do enfermeiro mór, de 29 de outubro de 1810, suprimida a enfermaria e curso das moléstias de olhos no hospital de S. José. Santa Anna morreu em idade avançada, em 1814, com a glória de ter sido o primeiro oculista de Portugal, e o que levantou esta parte da medicina a uma altura até então desconhecida. Dele fala com grandes louvores o Dr. José Candido Loureiro no seu Relatório sobre o congresso internacional de oftalmologia de 1867, de pag. 35 a 40 ».

Ref. Biblioteca da Faculdade de Medicina de Lisboa Cota da Biblioteca- CDI da FML: RES. 303: «SANTANA, Joaquim José de, ? - 1814 Elementos de cirurgia ocular... / José Joaquim de Santa Anna. - Lisboa: na officina de Simão Thaddeo Ferreira, 1793. - VII, 279, [1 br.] p. ; 8º Em Elementos de Cirurgia Ocular que se crê ser a primeira obra, publicada em Português, sobre Oftalmologia, Joaquim José de Santana verte para português duas obras de referência à época, nomeadamente, quanto à anatomia e fisiologia do olho, o tratado da autoria de Louis Florent Deshais-Gendron, Traité des maladies des yeux et des moyens et opérations propres à leur guérison, de 1770 (existente na Biblioteca-CDI, cota RES. 1966) e, quanto à patologia e terapia, o texto de Joseph Jacob Plenck, Doctrina de Morbis Oculorum, de 1777 (igualmente existente na Biblioteca-CDI, cota RES. 659) ».

 First surgical ophthalmologic treatise published in Portugal (18th Century).

Binding: contemporary full calf. A nice copy with very sound paper.

Illustrated with the medical surgical arsenal and an image of a doctor performing an operation.

First surgical ophthalmologic treatise published in Portugal (18th Century). Work which shows education and knowledge of the medical philosophy at the time, and the theories of the most distinguished opticians from Germany, England and France, showing equal knowledge of auxilliary sciences, so that this coordinated compendium and written method came to fill a gap that existed at the time and facilitated the study on this field. Santa Anna died of old age in 1814, with the glory of being the first optician in Portugal, and the one who raised this part of medicine at a levelt hitherto unknown.

Mark Athias (Faculdade de Medicina), p. 269. Ferreira de Mira (História da Medicina Portugues a), p. 281

Referência: 1502JC021
Local: Laurens


Caixa de sugestões
A sua opinião é importante para nós.
Se encontrou um preço incorrecto, um erro ou um problema técnico nesta página, por favor avise-nos.
Caixa de sugestões
 
Multibanco PayPal MasterCard Visa American Express

Serviços

AVALIAÇÕES E COMPRA

ORGANIZAÇÃO DE ARQUIVOS

PESQUISA BIBLIOGRÁFICA

free counters