RUGENDAS. (Johann Moritz) HABITANTE DE GOYAS. Quadro a óleo pintado sobre madeira.

     
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GOMES DA SILVA. (Alberto José) REGRAS DE ACOMPANHAR PARA CRAVO,

OU ORGÃO, E ainda também para qualquer outro instrumento de vozes, reduzidas a breve methodo, e fácil percepçaõ. DEDICADO A SUA MAGESTADE FIDELISSIMA D. JOSEPH I. QUE DEOS GUARDE, POR ALBERTO JOSEPH GOMES DA SILVA Compositor, e Organista. LISBOA, Na Officina Patriarcal de Francisco Luiz Ameno. M . DCC. LVIII. [1758].

In 4º (21x15 cm). Com [8], [50] pags.

Completo e com a seguinte a colação detalhada: [viii], 44 pags + 3 pags. com erro tipográfico na paginação + 2 pags. inumeradas com o índice.

Encadernação artística da época inteira de pele marroquim vermelho com magníficos ferros a ouro rolados em florões nas duas pastas; nervos e ferros a ouro na lombada.

Ilustrado com 10 gravuras de página inteira (as quais estão incluídas na numeração do texto) abertas a chapa de aço com partituras musicais; e ilustrado com notações musicais com caracteres tipográficos no corpo do texto.

Exemplar com leve vestígio de tinta sobre a folha de rosto devido a nódoa do título de posse manuscrito na época no anterrosto.

Inocêncio I, 24 e VIII, 23: “ Alberto José Gomes da Silva, que parece ter sido músico de profissão. Compôs e imprimiu em Lisboa no ano de 1758 uma Arte ou Princípios de Musica, com este ou diverso título. Deve ser rara esta obra, porque ainda não a vi, nem tenho dela outra notícia mais que a de acha-la citada por Francisco Ignacio Solano em um dos seus Tratados da mesma arte, que correm impressos. Barbosa não fez menção dela, nem do seu autor. Sem que possa acrescentar circunstancia ou particularidade alguma, que diga respeito à pessoa, tenho a declarar que comprei já no ano de 1865 um exemplar da obra aludida, cujo titulo é: Regras de acompanhar para cravo ou órgão, e ainda também para qualquer outro instrumento de vozes, reduzidas a bom methodo e fácil percepção. Lisboa, na Offic. de Francisco Luis Ameno 1758. 4.º de VIII 39 pag., e mais duas de indice; com a musica intercalada no texto. - O autor se diz no rosto «Compositor e organista»”.

 A short and easily understood method for harpsichord, piano, organ or any other instrument for voice ensemble.

A state-of-the-art bookbinding of the 18th Century in full red morocco calf with superb gilt tools into both folders and spine.

Illustrated with 10 full-page prints (which are included in the text numbering) engraved from metal etchings with musical scores and illustrated with musical notations and typefaces in the text. Joaquim de Vasconcelos (Músicos), II, p. 167. Inocêncio, I, p. 24 e VIII, p. 23.

According to Inocêncio I, 24 and VIII, 23, “Alberto José Gomes da Silva seems to have been a musician. He composed and printed in Lisbon in 1758 an Art or Principles of Music with this title or another one. This work must be rare since I haven’t seen it yet, nor have I other notice than it being mentioned by Francisco Ignacio Solano in one of his treaties of the same art, which are printed. Barbosa has no mention to it or its author. Without being able to add any circumstance or particularity regarding the person, I must declare that I bought in the year of 1865 a copy of the mentioned work with the title ‘Regras de acompanhar para cravo ou orgão e ainda também para qualquer outro instrumento de vozes, reduzidas a breve methodo, e fácil percepção’. Lisboa, at the Offic of Francisco Luis Ameno 1758. 4th of VIII, 39 pag. and plus two for the index. The author in the front folium claims to be ‘composer and organist’”

Joaquim de Vasconcelos (Músicos), II, p. 167. Inocêncio, I, p. 24 e VIII, p. 23.

 

Referência: 1502JC020
Local: Feira Madrid-2


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