RUGENDAS. (Johann Moritz) HABITANTE DE GOYAS, QUADRO A ÓLEO PINTADO SOBRE MADEIRA.

     
 
 

Recuperar password

Livros disponiveis: 78921

English   
 
   

Clique nas imagens para aumentar.



PEREIRA. (Gabriel) ESTUDOS EBORENSES. História e Arqueologia. [1ª edição].

1.ª Edição. Minerva Eborense de Joaquim José Baptista. Évora. 1884 - 1894.

2 Volumes de 20x13 cm. Com cerca de 600 págs. Encadernações de finais do século xx com lombadas e cantos em pele, com nervos e ferros a ouro. Cortes das folhas carminados à cabeça. 

Obra que foi publicada em fascículos cada um com numeração própria. Compreende estudos sobre monumentos, temas e personalidades da história de Évora, nomeadamente: Cardeal D. Henrique; Clenardo; Évora Romana; o Mosteiro de Nossa Senhora do Espinheiro; Templo Romano e as inscrições lapidares; Os Lóios; A Biblioteca Pública; os quadros do paço episcopal; as Vésperas da Restauração; a Igreja de Sto. Antão; o Arquivo Municipal; a Restauração em Évora; o Arquivo da Santa Casa; os Assédios de Évora em 1663; os Festejos de Évora em 1729; Évora nos Lusíadas; Procissões Eborenses; Exposições de Arte Ornamental; as antiguidades romanas em Évora e seus arredores; Roteiro de um Eborense por Madrid, Paris e Londres; a universidade de Évora; As Caçadas (1ª Parte: Montarias e Altanarias, a Caça Antiga; Veação no termo de Évora na idade-Média; o Livro de Montaria de D. João I; a Espingarda do Séc. XVI; Luís de Camões e a Caça; a Altanaria e Citraria Alentejanas; a Decadência das Caçadas; etc; 2ª Parte: O Lobo: o animal; o rafeiro; o lobo nas antigas leis; as montarias, o Regimento dos Monteiros; os Cercos; as Companhias de Évora e Termo; Planos de Cercos; a Tropa de Linha nas Montarias; papéis oficiais dos Monteiros de Évora; Mira, o último grande caçador); Diogo de Azambuja e a bagagem de um capitão português do século XVI; Ibn Abdun e os escritores árabes de entre Tejo e Guadiana; os Mouros e a geografia de Edrissi, descrição do Alentejo, Yeborah (Évora) e os mouros em Beja; Versos Eborenses do século XVIII: sonetos de freiras, o discurso da cabalina, o Alentejo no coro das musas; notas para uma biografia do Arcebispo D. Frei Manuel do Cenáculo; as Questões do Pão (económicas, impostos e preços e os reis D. João II e D. Manuel).

Gabriel Victor do Monte Pereira (1847-1911) foi o autor desta obra já disputada pelos bibliógrafos na época da sua publicação, tradutor de Plínio e de Estrabão, Director da Biblioteca Nacional e da Associação dos Arqueólogos Portugueses e também Inspector dos Arquivos e Bibliotecas.


Temáticas

Referência: 1407JC071
Local: I-190-C-7


Caixa de sugestões
A sua opinião é importante para nós.
Se encontrou um preço incorrecto, um erro ou um problema técnico nesta página, por favor avise-nos.
Caixa de sugestões
 
Multibanco PayPal MasterCard Visa American Express

Serviços

AVALIAÇÕES E COMPRA

ORGANIZAÇÃO DE ARQUIVOS

PESQUISA BIBLIOGRÁFICA

free counters