RUGENDAS. (Johann Moritz) HABITANTE DE GOYAS, QUADRO A ÓLEO PINTADO SOBRE MADEIRA.

     
 
 

Recuperar password

Livros disponiveis: 78926

English   
 
   

Clique nas imagens para aumentar.



MONTEIRO DE BARBUDA. (Claudio Lagrange) INSTRUCÇÕES COM QUE EL-REI D. JOSÉ I. MANDOU PASSAR AO ESTADO DA INDIAS O GOVERNADOR, E CAPITÃO GENERAL, E O ARCEBISPO PRIMAZ DO ORIENTE, NO ANNO DE 1774.

Publicadas e anotadas por… Secretario do Governo Geral do mesmo Estado, Capitão do Corpo de Engenheiros do Exercito de Portugal, Membro do Conservatório Real de Lisboa, e da Sociedade Promotora d’Industria Nacional, Commendador da Ordem de Christo, e Cavaleiro das da Torre e Espada, e Conceição. Imprensa Nacional. Nova Goa. 1903. 

De 26x17 cm. Com x, 95, 65, 105, e xv págs. Encadernação recente com lombada e cantos em pele (camurça).

Exemplar preserva as capas de brochura, e apresenta assinatura de posse e cota de biblioteca na folha de rosto e na capa de brochura.

2.ª Edição rara. A primeira edição foi publicada em Pangim, no ano de 1841. Obra muito importante para a história da Índia portuguesa no período Pombalino. Monteiro de Barbuda era um admirador do Marquês de Pombal e defensor das suas políticas e a publicação destes documentos, acompanhados de extensos anexos, têm um intuído apologético da administração ultramarina do Marquês de Pombal. Neste período, em Goa, foram extintos o Tribunal da Relação e o Tribunal da Inquisição.      

Monteiro Barbuda, além de publicar o conjunto de 12 instruções reais para as autoridades (para as civis 6 instruções e para as religiosas outras 6), apresenta a obra numa introdução e na terceira paginação acrescentou um catálogo das Leis e Ordens Reais, 47 extensas notas explicativas e um apêndice final com a descrição das três principais comarcas de Goa.  

As instruções do Rei D. José I foram redigidas pelo Marquês de Pombal e destinavam-se a estabelecer como o Governador da Índia, D. José Pedro da Câmara (Lisboa, 1721 - 1779), deveria reformar a administração civil e militar e governar o território, assim como a forma do Arcebispo exercer o seu múnus, que durou de 1773 a 1783.

O Arcebispo era Frei Francisco da Assunção e Brito, OSA, (Vila Rica, Brasil, 1726 - Lisboa, 1808) que estudou em Portugal, ordenado presbítero, em 12 de Julho de 1750. Desempenhou as funções de reitor do Colégio de Santo André, onde foi professor de retórica. Em 3 de Outubro de 1773 foi sagrado bispo, para a diocese de Olinda, mas, por vagar a Arquidiocese de Goa, foi nomeado para ela, em 20 de Dezembro do mesmo ano.        

Cláudio Lagrange Monteiro de Barbuda (Setúbal, 1803 - Lisboa, 1845) Escritor, poeta e jornalista. Foi Comendador da Ordem de Cristo, Cavaleiro da Torre e Espada e da Ordem da Conceição, Capitão do H. Corpo de Engenheiros, e Secretário-geral do Governo da Índia, desde 1839.

É autor das seguintes obras: Memória histórico-descriptiva das linhas que cobriram Lisboa em 1833, Pangim, Typ. Nac. 1840, com oito mapas; Colecção dos exercícios de Artilharia. Pangim, Typ. Nac. 1841; Almanaque militar do exército de Goa e suas dependências, Pangim, Imp. Nacional 1842, 2 vols.; Uma Viagem de duas mil léguas. aditada com várias notas e esclarecimentos por Filipe Nery Xavier. Nova Goa, na Imp. Nac. 1848. As duas primeiras foram publicadas anónimas. 

Publicou numerosos artigos e poesias na publicação periódica: Biblioteca familiar e recreativa. Lisboa, na Imp. Nevesiana, 1835-1846, 8 volumes, no periódico político, O Constitucional, Lisboa, 1838; no Enciclopédico, jornal literário quinzenal, Goa, de 31 de Junho de 1841 até 30 de Junho de 1842; e redigiu na mesma cidade o Boletim do Governo. 

Inocêncio II, 78-79; IX, 74.  

Revista Universal Lisbonense vol. IV, n.° 36 de 27 de Março de 1845. 

 


Temáticas

Referência: 1404JC080
Local: I-30-B-19


Caixa de sugestões
A sua opinião é importante para nós.
Se encontrou um preço incorrecto, um erro ou um problema técnico nesta página, por favor avise-nos.
Caixa de sugestões
 
Multibanco PayPal MasterCard Visa American Express

Serviços

AVALIAÇÕES E COMPRA

ORGANIZAÇÃO DE ARQUIVOS

PESQUISA BIBLIOGRÁFICA

free counters