RUGENDAS. (Johann Moritz) HABITANTE DE GOYAS. Quadro a óleo pintado sobre madeira.

     
English   
 
   

Clique nas imagens para aumentar.



SANTO ANTÓNIO, Manuel de. PONTIFICAL MONASTICO.

Da Congregaçaõ do Principe dos Patriarchas SAÕ BENTO Deste Reyno de Portugal. COMPOSTO CONFORME O CERIMONIAL CASSInense, Privilegios Pontificios, e declarações da Sagrada Congregaçaõ por mandado da Junta Geral; sendo reverendissimo Dom Abbade Geral da dita Congregaçaõ o Doutor Fr. Joseph de Santa Maria, Lente Jubilado em Theologia: DEVIDIDO EM TRES TRATADOS Em o primeiro se trata, do que significaõ, e principio, que tiveram as insígnias, e vestes Pontificaes, e Sacerdotaes. Em o segundo se trata das Cerimonias da Missa Pontifical, Vesperas, e de outros actos, em que se usa das insígnias Pontificaes. Em o terceiro se mostraõ os fundamentos, que tem os Abbades desta Congregaçaõ para fazerem Pontificaes, e todos os mais actos com eles conexos, e se responde a todas as duvidas, que em esta matéria podem vir. JUNTA, E COMPOSTA ESTA OBRA Pelo D. Fr. MANOEL DE SANTO ANTONIO Jubilado em Theologia, e monge da mesma Congregaçaõ. COIMBRA: NO REAL COLEGIO DAS ARTES DA COMPANHIA de JESUS, Anno de 1730.

In 4º (de 24x17 cm) com [xv], 263 págs.

Encadernação da época, inteira de pele, com nervos e ferros a ouro na lombada.

Exemplar com leve mancha marginal de humidade na dianteira das folhas, coifa inferior danificada e títulos de posse da época manuscritos nas folhas de guarda: "Frei Manoel da Assunpção e Azevedo".

Obra com o cerimonial da Abadia de Monte Cassino e dos actos cerimoniais e pontificais praticados pelos beneditinos.

BNP não refere.

Inocêncio V, 359: “Fr. Manuel de Sancto Antonio (1.º), Monge Beneditino, Lente de Teologia na Universidade de Coimbra, e Reitor dos colégios da sua ordem na mesma cidade, e na de Lisboa. - Nasceu Lisboa em 1671, e morreu em Coimbra em 1749. Pontifical monastico da Congregação de S. Bento d"este reino de Portugal composto conforme o Ceremonial Cassinense, privilegios pontificios, e declarações da sagrada Congregação: dividido em tres tractados. No 1.° se tracta do que significam, e do principio que tiveram as insignias e vestes pontificaes e sacerdotaes: no 2.º das ceremonias da missa pontifial, vesperas e outros actos: no 3.º se mostram os fundamentos que tem os Abbades d"esta Congregação para fazerem pontificaes, e mais actos com elles connexos. Coimbra, no Real Collegio das Artes 1730. 4.º gr. de XVI 263 pag. Obra escrita com erudição, e instrutiva no seu género. Os exemplares aparecem pouquíssimas vezes no mercado, e deles tenho visto apenas dois. Creio que o seu preço regular é de 720 a 960 réis”.

Referência: 1312JC034
Local: M-5-C-27


Caixa de sugestões
A sua opinião é importante para nós.
Se encontrou um preço incorrecto, um erro ou um problema técnico nesta página, por favor avise-nos.
Caixa de sugestões
 
Multibanco PayPal MasterCard Visa American Express

Serviços

AVALIAÇÕES E COMPRA

ORGANIZAÇÃO DE ARQUIVOS

PESQUISA BIBLIOGRÁFICA

free counters