RUGENDAS. (Johann Moritz) HABITANTE DE GOYAS. Quadro a óleo pintado sobre madeira.

     
 
   

Clique nas imagens para aumentar.



SOUSA. (José Patrício de) GUIA DOS NAVEGANTES, QUE CONTEM OS RUMOS DA AGULHA,

E Distancias de Lugar a Lugar em Leguas de vinte ao Gráo, para as Principaes Costas de EUROPA, AFRICA, AMERICA MERIDIONAL, ILHAS DA MADEIRA, CANARIAS, AÇORES, E CABO VERDE, Tudo calculado pelas mais exactas latitudes, e longitudes, e com a variação observada no anno de 1799. Com a taboa do estabelecimento das marés no dia de Lua nova, ou cheia, nas principaes Costas de Europa, com os Rumos da Agulha a que vai a enchente, e vazante Por J. P. de S. Segunda Edição. LISBOA. M. DCCCI. [1801]. Na Officina de Simão Thaddeo Ferreira. Com Licença da Meza do Desembargo do Paço. 

Livro oblongo in 4º de 11x16 cm. Com 76, [iv] págs.

Encadernação da época inteira de pele, com ferros a ouro na lombada. Cortes das folhas pintados com padrão marmoreado azul.

Exemplar com desgastes na encadernação em especial nos cantos e na lombada que tem perda de pele à cabeça e no pé.

Impressão muito nítida sobre papel de linho avergoado ornamentada com um florão de remate na página 76.

Obra muito rara, (não consta em Inocêncio) publicada apenas com as iniciais do autor. A atribuição a José Patrício de Sousa é feita pela Biblioteca Nacional de Portugal, que não tem qualquer exemplar catalogado e pela Biblioteca Central de Marinha, que além desta possui mais duas obras do autor, sendo uma delas idêntica a esta e publicada em 1780 por Patrício de Sousa.

A página 3 contém a explicação das abreviações dos Rumos da Agulha, as páginas 5 a 76 contêm mapas com os seguintes campos: zona da costa abrangida, Rumos da agulha, Distância em léguas, Variação Noroeste. As páginas finais contêm: Taboada do Estabelecimento das Marés no dia de Lua Nova, ou Cheia nas principaes Costas da Europa, com os Rumos da Agulha a que vai a enchente, e a vazante e o índice. As páginas 2, 4 e a última sem numeração estão em branco.

José Patrício de Sousa foi um piloto, oficial da Armada, promovido a 2º Tenente em 1807, do qual se desconhecem dados biográficos. Publicou “Guia Dos Navegantes, Que Contem Os Rumos Da Agulha, E Distancias de Lugar a Lugar em Leguas de vinte ao Gráo, (...) com a variação observada no anno de 1779. Lisboa, na Officina Luisiana. 1780. Deixou também manuscritas as seguintes obras: Memória sobre a construção da carta da costa setentrional do Brasil desde a Jericuára até ao Pará, e uma digressão até ao Cabo do Norte, 1799, entre outras. Recebeu um prémio da Academia Real das Ciências, em 19 de Maio 1793 pela obra “Derrota de ida e vinda do Pará”.

 Oblong in 4º. 11x16 cm. 76, [iv] pp.

Binding: contemporary full calf with gilt tools on spine. Marbled blue edges.

Copy with worn corners and some loss of calf on spine’s head and tail.

A very sharp print on linen paper with a tail piece on page 76.

A very rare work (not mentioned by Inocêncio) published only with the initials of the author. The authorship of the book was made by the Portuguese National Library (BNP) that does not have any copy in its catalogue, and by the Central Library of the Navy that also has another two works by this author, one of them very similar to this one published in 1780.

On page 3 there is the explanation of the abbreviations of the compass routes; pages 5 through 76 contain tables with the following data: coastal area covered, compass routes, distance in leagues and North-West variation. The final pages contain: New Moon or Full Moon Tide Table on the main coasts of Europe, with the compass routes to which the flood and ebb goes and the index. Pages 2, 4 and the last unnumbered page are blank.

José Patrício de Sousa was a Royal Navy official and pilot promoted to Second Lieutenant in 1807. There are no biographic details available, but he left several published works and manuscripts of his voyages to and in Brazil and other parts of the world. He received an award of the Portuguese Royal Academy of Sciences on the 18th of May 1793 for his work “Derrota de ida e vinda do Pará” [Round trip to Pará].

Referência: 1312CS062
Local: PCS1


Caixa de sugestões
A sua opinião é importante para nós.
Se encontrou um preço incorrecto, um erro ou um problema técnico nesta página, por favor avise-nos.
Caixa de sugestões
 
Multibanco PayPal MasterCard Visa American Express

SERVIÇOS

Avaliações e Compra


Organização de Arquivos


Pesquisa Bibliográfica


A SUA ENCOMENDA

Ver

Encomendar


Valor: €0

Temáticas


Índice Geral / All Categories

Livros Raros / Rare Books

free counters