RUGENDAS. (Johann Moritz) HABITANTE DE GOYAS. Quadro a óleo pintado sobre madeira.

     
English   
 
   

Clique nas imagens para aumentar.



OSORIO Y GOMEZ, Pedro. TRACTADO DE ESGRIMA A PE’ E A CAVALLO,

em que se ensina por princípios e o manejo do florete, ou O Jogo da Espada, que se usa hoje. Adornado com vinte quatro laminas, ou estampas litografadas, dedicado a Sua Magestade El-Rei D. Fernando II. Lisboa: Typographia Commercial, 1842.

In 8º (de 19x13 xm) com 92, [iii] pags.

Encadernação de meados do século XX com lombada e cantos em pele.

Ilustrado com 24 lâminas em extratexto com os movimentos da esgrima a pé e a cavalo.

Exemplar com ex-libris, preserva capas de brochura espelhadas em duas folhas repetidas pertencentes à mesma obra. Apresenta cortes nas páginas 57/58 e 59/60 sem perda de texto e não possui a lista dos subscritores mencionada por Inocêncio.

Inocêncio (VI, 442): “D. Pedro Osório y Gomez, que presumo ser de nação espanhol, faltando me aliás o conhecimento de quaisquer particularidades individuais, que lhe digam respeito. Tractado de esgrima a pé e a cavallo, em que se ensina por principios o manejo do florete, ou o jogo da espada que se usa hoje. Adornado com vinte e quatro laminas ou estampas lithographadas. Dedicado a Sua Magestade el rei D. Fernando II. Lisboa, Typ. Commercial 1842. 8.º gr. de 92 pag., e mais 8 inumeradas contendo índice e lista dos subscritores. O autor deste opusculo, persuadindo se (como declara no seu prologo) de que a sua obra seria a primeira que se dava a luz no idioma português sobre a arte da esgrima, mostrou desconhecer absolutamente o que já possuíamos nesta parte. - Vej. os artigos Manuel Martins Firme, Theotonio Rodrigues de Carvalho, Thomás Luis, etc., etc'.

Referência: 1311JC069
Local: M-4-D-14


Caixa de sugestões
A sua opinião é importante para nós.
Se encontrou um preço incorrecto, um erro ou um problema técnico nesta página, por favor avise-nos.
Caixa de sugestões
 
Multibanco PayPal MasterCard Visa American Express

Serviços

AVALIAÇÕES E COMPRA

ORGANIZAÇÃO DE ARQUIVOS

PESQUISA BIBLIOGRÁFICA

free counters