RUGENDAS. (Johann Moritz) HABITANTE DE GOYAS, QUADRO A ÓLEO PINTADO SOBRE MADEIRA.

     
 
 

Recuperar password

Livros disponiveis: 78925

English   
 
   

Clique nas imagens para aumentar.



NASCIMENTO SILVEIRA. MAPPA BREVE DA LUSITANIA ANTIGA,

E GALLLIZA BRACARENSE; NO QUAL EM SEIS TABOAS COROGRAFICAS,Indispensavelmente precisas aos Geografos curiosos, se noticião todas as Cidades, e Povoações, que florecêrão nos passados Seculos, em todas as seis Provincias, em que se divide de presente Portugal; e juntamente se nomêão os Póvos, que as habitárão, e defendêrão dos inimigos: os Montes mais célebres, que formosêão seu Paiz; os Rios notáveis, que fecundam seus campos: os Promontórios, e Ilhas, que servião de baliza á sua navegação; e as Vias Militares, que franqueavão a passagem aos Consules Romanos, e suas Tropas. Composto, e recopilado das noticias, que largamente expende na sua LUSITANIA ANTIGA ILLUSTRADA na Geografia, Genealogia e Mytologia. O P. FRANCISCO DO NASCIMENTO SILVEIRA. Author de ambas as Obras. TOM. I. [e único publicado]. LISBOA. M. DCCCIV. [1804]. Na Of. de Simão Thaddeo Ferreira.

In 8º (de 15x10 cm) com [viii], 298, [i] págs. Encadernação do século XX, executada pelo encadernador Carmelita do Carmo ao gosto da época, com lombada em pele e pastas em papel decorativo.

Exemplar por abrir; aparado e carminado apenas à cabeça.

Obra antecedida de um estudo das fontes da geografia, da fauna, da flora e da linguística primitiva da Lusitânia; dividida em 6 capítulos, com as províncias existentes na divisão administrativa da época, nomeadamente: página 15 – Província do Minho; 195 -Província de Trás-os-Montes; 211 – Província da Beira; 242 – Província da Estremadura; 261 – Província do Alentejo; 288 – Província do Algarve.

Inocêncio III, 18; XVII, 375 e IX, 31: "P. Francisco do Nascimento Silveira, Presbytero Secular, natural de Lisboa. Vivia nos primeiros anos do século corrente, porém não encontro memorias suas posteriormente ao ano de 1805. Consta que fora Thesoureiro na egreja parochial de S. Nicolau de Lisboa. É possivel e até provavel, que nos livros dos óbitos d"essa freguezia se encontrem a seu respeito alguns esclarecimentos: porém faltaram-me o tempo e meios para procural-os. “Mappa breve da Lusitania antiga e Galliza bracharense: no qual em seis taboas corographicas se noticiam todas as cidades e povoações que floreceram nos passados seculos, em todas as seis provincias em que se divide de presente Portugal. Tomo I. Ibi, pelo mesmo 1804. 8.º de XVI 298 pag. Não consta que mais algum tomo chegasse a sahir á luz".


Temáticas

Referência: 1309JC040
Local: M-4-D-6


Caixa de sugestões
A sua opinião é importante para nós.
Se encontrou um preço incorrecto, um erro ou um problema técnico nesta página, por favor avise-nos.
Caixa de sugestões
 
Multibanco PayPal MasterCard Visa American Express

Serviços

AVALIAÇÕES E COMPRA

ORGANIZAÇÃO DE ARQUIVOS

PESQUISA BIBLIOGRÁFICA

free counters