RUGENDAS. (Johann Moritz) HABITANTE DE GOYAS, QUADRO A ÓLEO PINTADO SOBRE MADEIRA.

     
 
 

Recuperar password

Livros disponiveis: 79468

English   
 
   

Clique nas imagens para aumentar.



PEREIRA FORJAZ DE SAMPAIO. (Adrião) MEMORIAS DO BUÇACO, E UMA VIAGEM Á SERRA DA LOUZÃA.

Segunda edição. (Propriedade do Asylo da Infancia de Coimbra). Coimbra. Na imprensa da Universidade. 1850.

De 21x14 cm. Com 111-35 páginas. Brochado. Deve ser encadernado.

Importante crónica de viagem em que o autor faz um registo detalhado do Mosteiro e da mata de Santa Cruz do Buçaco, repleta de remissões, e  remetendo o leitor para a história de uma das mais importantes batalhas da Guerra Peninsular, a do Buçaco, que opôs o Duque de Wellington a Massena, marcando o início do fim das invasões napoleónicas. 

Trata-se da segunda edição desta obra dedicada a Manoel de Serpa Machado, académico e político português, cuja emenda foi elaborada pelo Cardeal Patriarca de Lisboa, Francisco de São Luís Saraiva.

A obra estrutura-se em duas partes, apresentando na primeira uma descrição do Mosteiro, da Batalha e da Parte Inferior da Mata, e, na segunda, a descrição da parte superior da mata, da vida dos anacoretas do mosteiro e das ermidas, bem como a história do confronto supracitado.

Contém apensos os documentos justificativos do Ofício de Lord Wellington a Lord Liverpool, datado de 30 de Setembro de 1810, o Ofício do Marechal Beresford ao Ministro da Guerra, da mesma data, e, finalmente, o Ofício do Marechal Massena ao Marechal Bertier.

Inocêncio XX, 91. "ADRIÃO PEREIRA DE FORJAZ DE SAMPAIO. - (V. Dicc., tomo VIII, pag. 9.) Era filho do desembargador Adrião Pereira Forjaz de Sampaio, fidalgo da Casa Real, do conselho de Sua Majestade, commendador da ordem de S. Tiago, socio da Academia real das sciencias, membro do Conservatorio da arte dramatica, de Lisboa; honorario do Instituto de Coimbra, seu fundador e primeiro presidente; honorario da Associação dos artistas, da Nova academia dramatica, de Coimbra; presidente honorario do Asylo de infancia desvalida, etc. Foi vogal do Conselho superior de instrucção publica. Tinha recebido a jubilação de lente cathedratico da Universidade de Coimbra em 5 de maio 1870. Faleceu na Figueira da Foz em 14 de setembro 1874, foi sepultado no jazigo de familia no cemiterio de Santo Antonio dos Olivaes, arredores de Coimbra."


Temáticas

Referência: 1307FC008
Local: I-33-G-47


Caixa de sugestões
A sua opinião é importante para nós.
Se encontrou um preço incorrecto, um erro ou um problema técnico nesta página, por favor avise-nos.
Caixa de sugestões
 
Multibanco PayPal MasterCard Visa American Express

Serviços

AVALIAÇÕES E COMPRA

ORGANIZAÇÃO DE ARQUIVOS

PESQUISA BIBLIOGRÁFICA

free counters