RUGENDAS. (Johann Moritz) HABITANTE DE GOYAS. Quadro a óleo pintado sobre madeira.

     
 
   

Clique nas imagens para aumentar.



LIMA. (Francisco Bernardo) GAZETA LITERARIA,

OU NOTICIA EXACTA DOS PRINCIPAES ESCRIPTOS MODERNOS, Confórme a Analysis, que delles fazem os melhores Criticos, e Diaristas da Europa. Obra periódica para o anno de 1761. De que he Protector O EXCELLENTISSIMO SENHOR JOAM DE ALMADA E MELLO, Governador General da Cidade do Porto, do seu Partido, e de toda a marinha da Beira Baixa, &c. &c. &c. VOLUME PRIMEIRO. POR FRANCISCO BERNARDO DE LIMA. PORTO: Na Officina de FRANCISCO MENDES LIMA; M. DCC. LXI. [1761]. Com todas as licenças necessarias.

In 4.º de 21,5x16 cm. Com [xxiv], 410, [xiv] págs. Encadernação da época inteira de pele, com nervos e ferros a ouro na lombada, um pouco cansada e com pequena falha na coifa inferior. Corte das folhas carminado.

Exemplar com leve mancha de humidade no pé das margens da maior parte das páginas. Tem uma etiqueta com quota na lombada e as pastas encontram-se esfaceladas. Está em falta o canto inferior direito da folha que contém as págs 397-398, devido a um rasgo.

Consta da folha de rosto a seguinte nota: «Vende-se no Porto en Casa do Capitaõ Manoel Pedroso Coimbra na rua dos Mercadores: Em Lisboa em Casa de Claudio du Beux ás pórtas de Santa Catharina: Em Coimbra em Casa de Joam Jozé du Beux no largo de S. Joaõ do Bispo».

Reunião de um jornal científico e cultural periódico (semanal neste ano de 1761) dos principais resumos científicos de países europeus. Este volume abrange 26 números de 1761 de Julho a Setembro na primeira parte; de Outubro a Dezembro na segunda. A Parte II contém folha de rosto e licenças próprias. Vale notar que desta folha de rosto não consta a oficina de impressão. Segundo Inocêncio o Tomo II foi publicado em apenas uma parte, em Lisboa, por Miguel Rodrigues, 1762. 

Alguns dos temas abordados consoante o respetivo país são:
França - História da Rússia no Governo de Pedro o grande por Voltaire.
Inglaterra - Dois diálogos sobre o comércio que se faz dos homens; Discursos do Dr. J. Targioni Tozzetti sobre a Agricultura Toscana.
Alemanha e Suíça - Breve discurso sobre a literatura Alemã.
Holanda - Tratado sobre a natureza e a cura das febres intermitentes e remitentes por Tronchin. Dinamarca - História natural da Ilha da Islândia.
Suécia - Tratado sobre a decadência das fábricas da Suécia.
Rússia - Notícias literárias da Rússia sobre o frio artificial.
Espanha - História Natural e Civil da Califórnia por M. Venegas.
Portugal - Instrução sobre os corpos celestes, principalmente sobre os Cometas por F. H. Ahlers; Efemérides dos sucessos Portugueses desde o terramoto de Lisboa até à expulsão dos Jesuítas; Tratado Fisiológico da Circulação do Sangue, por A. Cunha;

Inocêncio II, 352. P. Francisco Bernardo de Lima, Cónego secular do S. João Evangelista, nasceu na cidade do Porto em 1727, e morreu em 1764, conforme a Bibl. Cirurg., ou em 1770 segundo a Descrição do Porto de Agostinho Rebello da Costa. A publicação destas Gazetas começaram em Janeiro de 1761 e findaram em Junho de 1762. No primeiro ano foram semanais, porem no segundo passararn a ser mensais. A maneira como são redigidas dá claro testemunho da universalidade de conhecimentos e erudição do autor. Contém, para além de outros artigos, muitos juízos críticos e bem ajustados de várias obras portuguesas da época.

Referência: 1303JC026
Local: SACO RM01


Caixa de sugestões
A sua opinião é importante para nós.
Se encontrou um preço incorrecto, um erro ou um problema técnico nesta página, por favor avise-nos.
Caixa de sugestões
 
PayPal MasterCard Visa American Express

SERVIÇOS

Avaliações e Compra


Organização de Arquivos


Pesquisa Bibliográfica


A SUA ENCOMENDA

Ver

Encomendar


Valor: €0

Temáticas


Índice Geral / All Categories

Livros Raros / Rare Books

free counters